metropoles.com

Tarcísio planeja anunciar primeiro escalão completo antes do Natal

Governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas já anunciou 13 dos 22 secretários que vão integrar o seu governo a partir de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
tarcísio de freitas
1 de 1 tarcísio de freitas - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende concluir a montagem do primeiro escalão do seu governo até o meio da próxima semana, após a sua diplomação, marcada para 19 de dezembro, e antes do Natal, quando os futuros secretários terão uma semana de folga até a posse, em 1º de janeiro de 2023.

Atualmente, o governo paulista conta com 23 secretarias. Tarcísio declarou que pretende reduzir o quadro para 22 pastas e incluir uma secretaria executiva ligada ao seu gabinete. Até o momento, ele já anunciou 13 nomes (confira a lista no fim do texto).

“Até quarta da semana que vem queremos estar com o secretariado todo montado. Então queremos apresentar o relatório final da transição, assistir a apresentação das equipes de transição e fazer a primeira reunião de secretariado na quarta-feira”, disse Tarcísio à TV Globo, na noite de quinta-feira (15/12).

Calendário

Antes de “liberar a equipe para as festas”, como se referiu o futuro governador paulista aos recessos de Natal e Ano Novo, Tarcísio precisa ser diplomado para o cargo, em cerimônia marcada para a manhã de segunda-feira (19/12).

Já na terça (20/12) será feita a votação do Orçamento de 2023 pelo plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ainda nesta sexta-feira (16/12), Tarcísio declarou que pretende discutir com deputados ajustes para as contas públicas do próximo ano.

“Amanhã a gente vai fazer uma reunião sobre Orçamento, então vamos definir junto com a Alesp as alterações necessárias para o Orçamento do ano que vem para que a gente possa implementar as políticas públicas e honrar os compromissos que fizemos na campanha.”

Secretários anunciados:

  • Assuntos Internacionais: Lucas Ferraz, ex-assessor da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia
  • Casa Civil: Arthur Lima, advogado, ex-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e ex-colega de Tarcísio na Aman
  • Comunicação: Lais Vita, assessora de imprensa de Tarcísio
  • Controladoria-Geral do Estado: Wagner Rosário, ex-controlador-geral da União
  • Educação: Renato Feder, empresário e secretário da Educação do Paraná
  • Fazenda: Samuel Kinoshita, economista e ex-assessor especial do Ministério da Economia
  • Gestão e Governo Digital: Caio Paes de Andrade, atual presidente da Petrobras e ex-presidente do Serviço de Processamento de Dados (Serpro)
  • Governo: Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
  • Infraestrutura, Transportes e Meio Ambiente: Natalia Resende, procuradora federal que auxiliou Tarcísio na Infraestrutura com concessões, privatizações e Parcerias Público-Privadas (PPPs)
  • Parcerias e Investimentos: Rafael Benini, ex-diretor da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério da Infraestrutura
  • Saúde: Eleuses Paiva, ex-deputado federal e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Segurança Pública: Guilherme Derrite, deputado federal (PL-SP) e ex-oficial das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar
  • Turismo: Roberto de Lucena (Republicanos), deputado federal e pastor evangélico

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?