metropoles.com

Tarcísio e Nunes avaliam trocar punição por tratamento na Cracolândia

A medida, chamada Justiça terapêutica, foi discutida em um almoço entre Tarcísio e Nunes nesta segunda (23/1) para tratar sobre Cracolândia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas
1 de 1 Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas - Foto: null

São Paulo – O governo paulista e a prefeitura da capital avaliam a adoção de um modelo no qual o dependente químico abordado na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, pode optar por trocar a punição à infração por um tratamento médico. 

A medida, chamada Justiça terapêutica, foi discutida em um almoço nesta segunda-feira (23/1), no Palácio dos Bandeirantes, do qual participaram o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A Justiça terapêutica é prevista na Lei Antidrogas e prevê uma alternativa para os usuários flagrados em delito, seja com porte, consumo ou transporte de drogas. Nestes casos, o dependente químico que aceitar receber o tratamento de saúde não precisará responder pela infração cometida.

Durante o almoço desta segunda, a medida foi uma solução encontrada após entidades que atuam na região há anos criticarem a ideia de internação compulsória dos usuários, defendida por Nunes e Tarcísio.

Também estiveram na reunião o vice-governador Felício Ramuth (PSD) e o secretário municipal de Governo, Edson Aparecido – ambos designados para a atuação conjunta entre estado e município na área –, o secretário da Casa Civil, Arthur Lira, o presidente do Tribunal de Justiça de SP, Ricardo Anafe, e o procurador-geral de Justiça, Mário Sarrubo.

O projeto completo da atuação do governo e da Prefeitura será detalhado após uma nova reunião convocada para esta terça (24/1).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?