metropoles.com

Em evento financeiro, Tarcísio diz que SP é “sócio” do governo Lula

Tarcísio de Freitas afirma que não tem como SP ir bem se o governo Lula for mal e vice-versa, mas relata preocupação com política fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo –  O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse na tarde desta quarta-feira (1º/2) que o governo paulista é “sócio” do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no desenvolvimento do Brasil e que não tem como São Paulo ir bem se o país for mal, e vice-versa.

A declaração foi feita em um painel organizado pelo banco de investimentos Credit Suisse, na zona sul de São Paulo. Mais cedo, em outro evento destinado ao agronegócio e organizado pela XP, Tarcísio chegou a dizer que “Lula e eu somos sócios”, ao falar da relação da sua gestão com o governo federal do PT.

“As pessoas me perguntam muito como vai ser minha relação com o governo federal, logo eu que sou um opositor do governo federal e me elegi apoiando nosso ex-presidente Bolsonaro. Eu sempre respondi que é muito simples. Nossa relação vai ser republicana e considero que, de uma forma pragmática, São Paulo e o Brasil são sócios. Isso é inescapável”, disse Tarcísio.

“Não existe uma forma de o Brasil ir bem e São Paulo ir mal e nem de São Paulo indo bem com o Brasil indo mal. Então, a gente vai fazer de tudo para que o Brasil vá bem. E isso não significa alinhamento, não significa que a gente não vá fazer, eventualmente, a crítica construtiva quando ela for necessária, sobretudo quando a gente sinalizar que há perigo de retrocesso naquelas reformas que a gente aprovou nos últimos anos”, completou o governador.

Privatizações

No evento da tarde, Tarcísio elencou uma série de propostas que já vem anunciando como prioridade de seu governo, como enfrentar o problema da Cracolândia, no centro da capital, reduzir as filas para cirurgias no estado, ensinar programação para alunos do ensino médio e, em especial, atrair investimentos.

Sobre o último ponto, Tarcísio voltou a falar sobre a privatização da Sabesp, promessa feita por ele ainda não campanha eleitoral, em 2022.

“Não tem nada mais relevante aqui para São Paulo do que tratar da privatização da Sabesp. Vai ser um grande projeto que, no final das contas, vai nos permitir trazer muito dinheiro, muito investimento, comprimir (o prazo da) a meta de universalização (do saneamento). A gente vai cumprir a meta em menos tempo pelo volume de recursos que a gente vai colocar e, além de tudo, a gente ainda abaixa a tarifa, em uma lógica muito parecida com a (privatização) da Eletrobrás.”

Preocupação com a política fiscal

Tarcísio disse, no entanto, ter “preocupação” em relação à política fiscal que será adotada pelo governo Lula. “Não é só minha preocupação nem do governo de São Paulo, acho que é do investidor como um todo”, afirmou. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi adversário de Tarcísio no segundo turno da eleição ao governo paulista.

“Uma coisa que ouvia muito em Davos (no Fórum Econômico Mundial) é para onde a gente está indo, porque não houve uma mensagem clara de qual é nossa baliza fiscal, a gente não tem um novo parâmetro fiscal”, continuou o governador.

“A gente viu a aprovação de uma PEC da transição de R$ 205 bilhões e uma elevação brutal do juros de longo prazo em muito pouco tempo. Uma retração de Capex. Então, isso dá uma mensagem que o investidor está em compasso de espera. Se não houver uma clareza da linha fiscal que será adotada, a tendência é que a gente perca investimento e a gente está em um momento de aproveitar oportunidade.”

Tarcísio avaliou que o mundo está em um momento de reorganização das cadeiras de produção e isso gera oportunidades para o Estado. “A gente tem que aproveitar essa oportunidade. Se a gente não der clareza com relação ao rumo, sobretudo se a gente não mostrar nosso compromisso com solvência, a gente pode ter dificuldades de atrair investimentos”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?