Tarcísio dá cargo a ex-assessor de Bolsonaro demitido por usar avião da FAB
Tarcísio de Freitas nomeou como seu assessor especial José Vicente Santini, amigo do clã Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou nesta terça-feira (7/2) como assessor especial de seu gabinete o advogado José Vicente Santini, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Santini tem uma série de laços com o clã Bolsonaro. Ele é amigo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filhos 03 e 01 do presidente.
O aliado se tornou uma figura conhecida em 2020, quando era o número dois da Casa Civil na gestão de Onix Lorenzoni. Santini foi flagrado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma viagem à Ásia, com escala na Suíça.
O episódio, que pegou mal na base bolsonarista, fez o presidente demitir Santini na época mas, diante da proximidade com a família Bolsonaro, ele foi realocado no governo quando a poeira baixou.
Em 2022, na Secretaria Nacional de Justiça, Santini comprou uma mansão de R$ 6,7 milhões em Brasília.
Com medidas tidas como distantes do “bolsonarismo raiz” até aqui, Tarcísio tem aberto espaço para aliados de Bolsonaro em seu governo como estratégia para reduzir ataques do grupo político.
Entre os nomeados, está o cunhado do presidente, Diego Torres Dourado, que agora também é assessor especial do governador, e Sonaira Fernandes, ex-vereadora da capital paulista e ex-funcionária de Eduardo, escolhida para chefiar a Secretaria da Mulher.
Governo Tarcísio
Além do aceno à família Bolsonaro com a indicação do aliado, o governo Tarcísio já tinha criado seus próprios laços com Santini.
O irmão do ex-assessor, Nelson Santini, é dono da CampSeg, empresa de segurança contratada pelo governador durante sua campanha eleitoral.
Como assessor especial do governador, José Vicente Santini terá um salário mensal de R$ 21.017,85. Ele já havia sido anunciado no governo pelo próprio Tarcísio em dezembro de 2022.