metropoles.com

Tarcísio anuncia 1ª mulher do governo para comandar “supersecretaria”

Governador eleito indicou Natalia Resende, ex-assessora do Ministério da Infraestrutura, para pasta que abarcará três áreas do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (25/11) mais dois nomes para a composição de seu secretariado. Arthur Lima será o secretário-chefe da Casa Civil e Natalia Resende é o nome indicado para comandar a “supersecretaria” que aglutinará as atuais pastas de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Logística e Transportes.

O governador eleito também sinalizou que Gilberto Kassab, presidente do PSD, “provavelmente” será seu chefe de governo, encarregado da articulação política do governo. “Ele ajudou muito a gente na campanha. Tem uma grande habilidade política, um grande articulador e um grande estrategista”. Mas seu nome ainda deverá ser confirmado.

Natalia Resende foi chefe da consultoria jurídica do Ministério da Infraestrutura na gestão de Tarcísio, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ela auxiliou o ex-ministro bolsonarista na estruturação de mais de uma centena de contratos de concessão feitos pelo governo federal.

Sob o guarda-chuva da nova “supersecretaria” estão órgãos importantes do governo paulista, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que executa obras rodoviárias, a Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp), que fiscaliza as concessões de rodovias e seus pedágios, e o Porto de São Sebastião.

Na área ambiental, a nova pasta também detém o controle da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que fiscaliza regras ambientais e emite licenças para obras públicas e privadas, e a maior companhia do Estado, a Sabesp, empresa de capital aberto controlada pelo governo que é responsável pelo fornecimento de água e coleta de esgoto no estado.

Tarcísio disse que a experiência de Natalia em processos de concessão o auxiliará a decidir sobre o futuro da Sabesp e que suas indicações para a empresa de saneamento darão indicações para o mercado sobre o que pretende fazer com o órgão. Ele afirmou que a eventual privatização da empresa ainda será avaliada, e que essa decisão levará em conta quais serão as melhores alternativas para a população, incluindo o valor da tarifa de água.

Casa Civil

O governador eleito confirmou na tarde desta sexta-feira que a Casa Civil será chefiada por Arthur Lima, conforme o Metrópoles noticiou mais cedo. Advogado, Arthur Lima não é filiado a nenhum partido político e é um auxiliar de confiança de Tarcísio, com quem o governador eleito trabalhou enquanto foi ministro da Infraestrutura.

Militar formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Lima foi presidente da extinta Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e, anteriormente, trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Lula e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no governo Dilma Rousseff – trajetória similar a do governador eleito.

No governo Tarcísio, a Casa Civil será encarregada de gerenciar toda a operação da máquina pública, articulando ações intersecretariais. É uma função diferente da que a pasta tinha até aqui: nas gestões tucanas de São Paulo, a Casa Civil ficou encarregada da interlocução do Executivo com o Legislativo, o que agora ficará a cargo da secretaria de Governo. Esta pasta deve ser comandada pelo ex-ministro Gilberto Kassab (PSD).

“A Casa Civil vai fazer a arbitragem para a bola chegar mais redonda para o governador”, disse Tarcísio.

Outros secretários

Estes são o terceiro e o quarto nomes do primeiro escalão anunciados por Tarcísio. Nesta semana, o governador eleito já havia indicado o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para a Educação paulista e o médico Eleuses Paiva para a Secretaria Estadual da Saúde.

Antes do anúncio, Tarcísio havia passado a manhã em reuniões com integrantes do governo Jair Bolsonaro em seu gabinete de transição, no Edifício Cidade 1, no centro de São Paulo. Pela segunda vez, ele e seu coordenador de transição, Guilherme Afif, se reuniram com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Ele também recebeu o ministro das Comunicações, Fabio Faria, o advogado-geral da União, Bruno Bianco, e o presidente do Republicanos, Marcos Pereira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?