metropoles.com

Ricardo Nunes tenta convencer mais prefeitos a adotar tarifa zero

Prefeito de São Paulo estuda adotar gratuidade nos ônibus a todos passageiros e defendeu a ideia em reunião da Frente Nacional de Prefeitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ricardo Nunes, prefeito de SP
1 de 1 Ricardo Nunes, prefeito de SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), fez uma defesa da política de tarifa zero para o transporte público para uma plateia de prefeitos de outras cidades do país durante encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizado na capital paulista nessa quinta-feira (15/12).

Nunes vem conduzindo estudos para viabilizar a proposta da tarifa zero nos ônibus da capital paulista, que tem custos mínimos estimados em R$ 10 bilhões por ano. “A gente tem o direito à saúde, educação e o transporte ficou fora desse debate”, afirmou o prefeito paulistano.

Ao discursar, Ricardo Nunes citou 51 cidades do Brasil que já têm esse modelo, e defendeu as vantagens econômicas que a política poderia trazer.

“As cidades apresentaram dados muito importantes com a relação ao aquecimento da economia. Com o aquecimento da economia você tem, evidentemente, a redução do desemprego com a geração de empregos”, afirmou Nunes.

O prefeito paulistano disse ainda que é preciso um grande debate sobre formas de financiar a política de gratuidade. “Pode ser uma mudança do sistema da contribuição do empregador com relação ao vale-transporte. O empregador tem a obrigação de pagar o vale-transporte e você pode direcionar isso com uma mudança na legislação federal”.

Conversas com PT

O prefeito já tem feito conversas com a equipe de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para criar um clima favorável à discussão no âmbito federal.

“Acho que é possível avançar. Acho que é possível a gente poder tratar desse assunto com mais intensidade, fazer alterações na legislação e com isso a gente poder tratar da questão do transporte coletivo gratuito como uma política pública importante”, afirmou Nunes.

Aos prefeitos, ele disse ainda ter “certeza” de que a apresentação de indicadores econômicos positivos advindos dessa política trarão apoio dos governos federal e estadual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?