metropoles.com

Reforma ministerial: Não há conversa prevista com Lula, diz Juscelino

Juscelino Filho, das Comunicações, diz não ter agenda marcada com Lula; com pastas do União na mira, ministra do Turismo foi convocada ontem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/MCom
juscelino filho ministro das comunicações
1 de 1 juscelino filho ministro das comunicações - Foto: Isac Nóbrega/MCom

São Paulo – Em meio aos rumores de que ministros do União Brasil estão sendo reavaliados em suas pastas, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), disse nesta quarta-feira (14/6) que não tem agenda individual prevista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o momento.

A ministra Daniela Carneiro, também do União, teve uma conversa privada com Lula na terça-feira (13/6).

O ministro esteve em São Paulo na manhã desta quarta-feira para evento do setor de telecomunicações organizado pela Conexis Brasil, que reúne as empresas de telefonia.

No evento, Juscelino Filho palestrou sobre medidas para conectividade no Ministério das Comunicações e conversou com lideranças do setor privado presentes.

Questionado pelo Metrópoles sobre se também terá alguma reunião com Lula nos próximos dias, Juscelino disse que não há encontro privado solicitado pela Presidência sobre nenhuma pauta. O ministro disse que somente participará de reunião ministerial geral nesta semana.

“Não tem. A reunião que está prevista, que eu fui informado ontem, é uma reunião ministerial pela manhã, mas uma reunião sem um tema específico. De forma geral, acho que é um balanço de governo, onde os ministros vão poder falar para o presidente das ações já realizadas. Imagino que vá ser nesse escopo”, disse Filho.

Sem falar sobre uma possível demissão, Juscelino detalhou nesta quinta-feira os planos de sua gestão para ampliar o 5G de acordo com o leilão feito no ano passado.

A pasta das Comunicações é responsável por coordenar a expansão do 5G e frentes como a negociação de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Reforma ministerial

Dos três ministros do União (que tem ainda Waldez Góes na Integração Nacional), Daniela Carneiro segue uma das mais cotadas a deixar o governo, mas o Planalto ainda não tomou uma decisão.

Nesta semana, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), disse que Lula ainda baterá o martelo sobre eventual troca nas pastas. Por ora, após se reunir com Lula, Carneiro também participará da reunião ministerial com os demais ministros na quinta-feira.

Como mostrou o Metrópoles, a ministra disse na terça-feira que a reunião com Lula foi “ótima” e que “segue à disposição” do presidente.

O União, embora possua três ministérios, não tem votado massivamente a favor do governo nas pautas no Congresso, o que tem feito os ministros da legenda se tornarem alvo de uma possível reforma. Outros partidos do Centrão pressionam Lula para liberar ministérios e cargos do segundo escalão como contrapartida a futuros votos em pautas prioritárias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?