PSD e União Brasil disputam controle da Habitação no governo Tarcísio
Partidos negociam controle da pasta, com orçamento de R$ 1,4 bilhão, após governador eleito tirar do União o comando sobre Transportes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Depois de perder o comando da área de transportes no futuro governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), o União Brasil disputa com o PSD de Gilberto Kassab o controle da cobiçada Secretaria da Habitação em Sâo Paulo.
Integrantes do PSD que fazem parte do gabinete de transição reconhecem a necessidade de o União fazer parte do governo Tarcísio, mas defendem que a legenda, comandada em São Paulo pelo presidente da Câmara Municipal da capital, Milton Leite, seja acomodado em outra secretaria.
O PSD já tem um possível cotado para o cargo, o deputado federal e pastor evangélico Cezinha de Madureira, que conta com apoio também de bolsonaristas aliados de Tarcísio. A sigla já tem asseguradas as secretarias de Governo, com Kassab, e Saúde, com o ex-deputado Eleuses Paiva.
Já o União ainda não teria um nome definido para o posto, ainda de acordo com integrantes da equipe de transição – o possível nome só seria apresentado ao governador eleito após a definição sobre a ocupação da pasta, que tem um orçamento estimado e R$ 1,4 bilhão na proposta orçamentária do Estado para 2023.
Sob controle do União Brasil, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da atual Secretaria Estadual de Logística e Transporte responsável pela construção e manutenção de rodovias, passou a ser alvo de uma investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) por suspeita de fraude em licitações.
Além de extinguir a secretaria, que será fundida à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e passará a ser chefiada por uma pessoa de confiança de Tarcísio, a procuradora Natalia Resende, o governador eleito já anunciou que vai colocar um coronel reformado do Exército para comandar o DER.
O indicado, coronel reformado Sérgio Cordelo, era o superintendente regional de São Paulo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), equivalente federal do DER que ficava sob controle de Tarcísio no Ministério da Infraestrutura.
O PSD ainda almeja a pasta de Transportes Metropolitanos, pasta que cuida dos ônibus intermunicipais e das redes de transportes sobre trilhos. A área dos transportes públicos atua sob forte influência de Milton Leite na capital paulista.