metropoles.com

PSD e União Brasil disputam controle da Habitação no governo Tarcísio

Partidos negociam controle da pasta, com orçamento de R$ 1,4 bilhão, após governador eleito tirar do União o comando sobre Transportes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alessandro Dantas/PT no Senado
Tarcísio de Freitas durante participação na Comissão de Serviços de Infraestrutura
1 de 1 Tarcísio de Freitas durante participação na Comissão de Serviços de Infraestrutura - Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

São Paulo – Depois de perder o comando da área de transportes no futuro governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), o União Brasil disputa com o PSD de Gilberto Kassab o controle da cobiçada Secretaria da Habitação em Sâo Paulo.

Integrantes do PSD que fazem parte do gabinete de transição reconhecem a necessidade de o União fazer parte do governo Tarcísio, mas defendem que a legenda, comandada em São Paulo pelo presidente da Câmara Municipal da capital, Milton Leite, seja acomodado em outra secretaria.

O PSD já tem um possível cotado para o cargo, o deputado federal e pastor evangélico Cezinha de Madureira, que conta com apoio também de bolsonaristas aliados de Tarcísio. A sigla já tem asseguradas as secretarias de Governo, com Kassab, e Saúde, com o ex-deputado Eleuses Paiva.

Já o União ainda não teria um nome definido para o posto, ainda de acordo com integrantes da equipe de transição – o possível nome só seria apresentado ao governador eleito após a definição sobre a ocupação da pasta, que tem um orçamento estimado e R$ 1,4 bilhão na proposta orçamentária do Estado para 2023.

Sob controle do União Brasil, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da atual Secretaria Estadual de Logística e Transporte responsável pela construção e manutenção de rodovias, passou a ser alvo de uma investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) por suspeita de fraude em licitações.

Além de extinguir a secretaria, que será fundida à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e passará a ser chefiada por uma pessoa de confiança de Tarcísio, a procuradora Natalia Resende, o governador eleito já anunciou que vai colocar um coronel reformado do Exército para comandar o DER.

O indicado, coronel reformado Sérgio Cordelo, era o superintendente regional de São Paulo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), equivalente federal do DER que ficava sob controle de Tarcísio no Ministério da Infraestrutura.

O PSD ainda almeja a pasta de Transportes Metropolitanos, pasta que cuida dos ônibus intermunicipais e das redes de transportes sobre trilhos. A área dos transportes públicos atua sob forte influência de Milton Leite na capital paulista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?