Padre Júlio celebra derrubada de veto de Bolsonaro: “Luta continua”
Lei Padre Júlio Lancelotti, que proíbe “arquitetura hostil” nas cidades, havia sido vetada pelo presidente Jair Bolsonaro na terça (13/12)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O padre Júlio Lancelotti, da Pastoral Povo de Rua de São Paulo, ligada à Igreja Católica, celebrou nesta sexta-feira (16/12) a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) à lei que proibia “arquitetura hostil” em espaços públicos.
“Veto derrubado” e “Luta continua” foram algumas das mensagens publicadas por Padre Júlio no Instagram após a derrubada.
Conhecido pela atuação social, em especial pelos projetos envolvendo a população de rua, ele tem denunciado o que chama de “arquitetura hostil” contra os moradores de rua: construções e estruturas que afastam a população das praças, jardins e calçadas, como, por exemplo, paralelepípedos instalados embaixo de um viaduto.
A lei leva o nome do padre em homenagem ao trabalho dele na Pastoral Povo de Rua. Ela foi aprovada em novembro na Câmara dos Deputados.
Veto de Bolsonaro
Na terça-feira (13/12), Bolsonaro vetou a lei alegando se tratar de algo contrário ao interesse público e que a medida seria uma interferência em planejamento e governança de prefeituras e governos.
“O veto presidencial preserva a liberdade de governança da política urbana”, observou.
Ver essa foto no Instagram