Nunes deleta ações de Haddad e Doria da rede social da Prefeitura
Gestão Ricardo Nunes (MDB) não explica porque ações foram apagadas e diz que vídeos voltarão “o mais rapidamente possível”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) deletou todos os conteúdos produzidos – com recursos públicos – pelas administrações de seus antecessores João Doria (ex-PSDB) e Fernando Haddad (PT) do canal oficial da Prefeitura paulistana no YouTube.
O material removido havia sido postado entre os anos de 2013 e 2018 e inclui até um período da gestão do ex-prefeito Bruno Covas – morto em 2021 –, de quem Ricardo Nunes era vice antes de assumir o comando da capital.
O canal da Prefeitura foi aberto em 2013 e mantinha conteúdos criados pelo poder público desde então, com ações relacionadas à saúde, educação, segurança, trabalho e zeladoria urbana. Era um banco de arquivos de vídeo oficial, com registros da história recente da cidade, que foi retirado do ar nas últimas semanas.
A medida foi considerada arriscada por pessoas próximas ao prefeito. Ao mirar especificamente ações dos antecessores no cargo, a retirada dos vídeos poderia, em tese, expor a gestão Nunes a um processo de improbidade administrativa, por suposta quebra do princípio constitucional da impessoalidade do serviço público.
O Metrópoles perguntou à Prefeitura por que os vídeos produzidos entre 2013 e 2018 não estavam disponíveis no canal oficial do YouTube. A Secretaria de Comunicação encaminhou uma nota afirmando que “nunca removeu ou retirou conteúdo anterior a 2019 ou referente a qualquer exercício” do YouTube, mas não explicou porque os vídeos não estavam mais no ar.
A nota, entretanto, afirma que a Prefeitura “já determinou que (os vídeos) sejam disponibilizados o mais rapidamente possível”.
Essa não é a primeira vez que a gestão de Rircardo Nunes adota uma medida de Comunicação que deleta das redes oficiais ações executadas pelos ex-prefeitos, impedindo o acesso ao histórico das administrações anteriores. Em outubro de 2020, a Prefeitura mudou seu perfil no Twitter, retirando do ar todo o conteúdo publicado anteriormente.