MST convida Nunes, Kassab e ministro para Feira da Reforma Agrária
Evento ocorre a partir desta quinta-feira no Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, após autorização de Tarcísio de Freitas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) convidou o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), o secretário da Casa Civil da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gilberto Kassab, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para participarem da Feira da Reforma Agrária deste ano, que ocorre desta quinta-feira (11/5) até o próximo domingo (14/5) no Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.
Com os convites, a organização espera reunir atores de diferentes lados do espectro político enquanto sofre pressões por invasões de terras realizadas no sul da Bahia e em contraste com a Agrishow, feira organizada para empresários do agronegócio, que ficou associado à participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O convite do MST foi antecipado pela Folha de S. Paulo e confirmado pelo Metrópoles.
Embora tenha participado da Agrishow – e tenha até feito discurso em que defendeu prisão para invasores de terra –, o governador Tarcísio é o responsável para o evento do MST voltar a ser realizado na capital paulista.
A feira ocorreu no parque da Água Branca entre 2016 e 2019, quando foi proibida pelo então governador João Doria (então no PSDB). Doria proibiu o evento pela associação entre o MST e o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2020 e 2021, o evento não foi organizado por causa da pandemia de Covid-19.
Neste ano, porém, Tarcísio autorizou o retorno do evento ao Parque da Água Branca (cuja administração é de responsabilidade do Estado), após negociações feitas por Kassab.
A assessoria de Kassab e o prefeito Nunes foram procurados, mas ainda não confirmaram se aceitarão o convite.