Parada de 10 min de Lula em SP na volta do Chile vira “mistério”
Presidente Lula viajou na segunda-feira (5) com mais 14 ministros para agenda de estado em Santiago, no Chile. Na volta, parou em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O presidente Lula (PT) viajou com uma comitiva de 14 ministros para Santiago, no Chile, na última segunda-feira (5/8). Foram utilizados dois aviões para a viagem e, na volta para Brasília, na terça (6), o voo do chefe do Executivo fez uma parada em São Paulo.
O pit-stop aparece na agenda oficial do presidente. Lula partiu do Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, às 15h de terça-feira rumo a São Paulo. O voo chegou à Base Aérea de Guarulhos às 19h50 e, apenas 10 minutos depois, às 20h, partiu para Brasília.
O Palácio do Planalto não justificou o motivo da breve parada do presidente em São Paulo e nem por que ele se separou do restante da comitiva. Além disso, os voos não aparecem no site da Força Aérea Brasileira (FAB).
Agenda em Santiago
Lula participou de uma visita de Estado ao presidente chileno Gabriel Boric. Os dois tiveram uma reunião privada no Palácio de La Moneda.
Em seguida, Lula participou de um almoço oficial oferecido pelo presidente do Chile e fez visitas protocolares ao presidente da Corte Suprema, o ministro Ricardo Blanco Herrera, ao presidente do Senado, o senador José García Ruminot e à presidente da Câmara de Deputados, deputada Karol Cariola Oliva.
Além disso, o presidente brasileiro esteve presente com o secretário-executivo da CEPAL, José Manuel Salazar- Xirinachs, o CEO da LATAM, Roberto Alvo e participou do encerramento do Foro Empresarial Chile-Brasil.
No dia seguinte, terça-feira (6/8), Lula encontrou a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e Ricardo Lagos, presidente do Chile entre 2000 e 2006. Em seguida, o chefe do Executivo esteve na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional (CEN), último evento antes de retornar ao Brasil.