metropoles.com

Lula: “Gasto é pagar 13,75% de juros; saúde e educação são investimento”

Lula voltou a criticar a política monetária do Banco Central durante evento de inauguração de novo bloco na UFABC, em São Bernardo do Campo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Gov
Imagem colorida do presidente Lula
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula - Foto: Reprodução/TV Gov

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a taxa de juros, na manhã desta sexta-feira (2/6), e afirmou que recursos para a educação e a saúde não podem ser considerados gastos, mas investimentos.

As declarações foram dadas durante a inauguração de um novo bloco na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP), berço político do petista.

“Gasto é a gente pagar 13,75% de juros para o sistema financeiro deste país”, disse ele em referência à manutenção da taxa de juros básicos em 13,75% ao ano. A Selic segue no maior nível desde novembro de 2016.

Desde que assumiu o governo, Lula não tem poupado críticas à política monetária do Banco Central (BC), comandado por Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

8 imagens
Lula em evento na UFABC
Estudantes protestam durante evento com Lula na UFABC
1 de 8

Lula e Janja em evento na UFABC

Reprodução/TV Gov
2 de 8

Lula em evento na UFABC

Juliana Arreguy/Metrópoles
3 de 8

Juliana Arreguy/Metrópoles
4 de 8

Estudantes protestam durante evento com Lula na UFABC

Juliana Arreguy/Metrópoles
5 de 8

Juliana Arreguy/Metrópoles
6 de 8

Juliana Arreguy/Metrópoles
7 de 8

Reprodução/TV Gov
8 de 8

Reprodução/TV Gov

O presidente também afirmou que “educação e saúde não são gastos; são investimento”, enquanto os estudantes da UFABC protestavam contra o marco fiscal proposto pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) para substituir o teto de gastos.

Presente no evento, o próprio Haddad também discursou. Ex-ministro da Educação, ele era o titular da pasta quando a UFABC foi inaugurada, em 2006, durante o primeiro mandato de Lula.

“Vocês continuam com um aliado no Ministério da Fazenda”, disse Haddad aos alunos, sob aplausos.

Estudantes, professores, organizações e entidades têm defendido que recursos para a área da educação fiquem fora das regras do marco fiscal.

Lula participou do evento acompanhado pela primeira-dama, Janja, e pelos seguintes ministros:

Também participaram do evento o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), adversário do PT; o senador Alexandre Giordano (MDB-SP), que assumiu a vaga em 2021 após a morte de Major Olímpio, de quem era suplente; os deputados petistas Arlindo Chinaglia e Vicentinho, além do psolista Ivan Valente e do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT).

Novo bloco

O bloco Zeta da UFABC é um prédio construído no campus de São Bernardo e que vai abrigar 22 laboratórios de pesquisa científica e inovação tecnológica nas mais diversas áreas, como genética, desenvolvimento energético e equipamentos médicos. Há um laboratório, por exemplo, destinado ao desenvolvimento de inovações em doenças cardíacas complexas.

O bloco que abriga esse laboratório tem 5,8 mil metros quadrados e conta também com 12 laboratórios de iniciação científica, além de salas de aula voltadas para a pós-graduação.

A construção do novo bloco contou com financiamento do governo federal, por meio do orçamento da UFABC, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Finep) e de emendas parlamentares, além de recursos individuais de deputados federais. O valor total de investimento foi de R$ 28,5 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?