metropoles.com

Kassab vai chefiar secretaria de Tarcísio, de olho em espólio do PSDB

Confirmado por Tarcísio na Secretaria de Governo de SP, Kassab quer ampliar seu projeto político no estado e filiar prefeitos tucanos ao PSD

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Gilberto Kassab e Tarcísio de Freitas
1 de 1 Gilberto Kassab e Tarcísio de Freitas - Foto: Reprodução/Twitter

São Paulo – Confirmado pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) como o próximo secretário de Governo de São Paulo, o ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) pretende usar a pasta responsável pela articulação política para expandir seu projeto de poder no estado.

Aliados de Kassab disseram ao Metrópoles que o ex-ministro vai aproveitar o cargo estratégico no governo Tarcísio para filiar ao seu partido o maior número possível de prefeitos do PSDB – sigla que perdeu uma hegemonia de 28 anos no estado, com a derrota do governador Rodrigo Garcia na eleição deste ano.

Em 2020, nas eleições municipais, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em São Paulo. Atualmente, são 178 prefeitos tucanos, número que equivale a mais do que o dobro dos 65 gestores municipais filiados ao PSD de Kassab.

Com o comando da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política do Palácio dos Bandeirantes com a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Kassab vai aumentar sua influência política no estado, de olho nas eleições municipais de 2024, quando pretende fazer do PSD o partido com mais prefeitos eleitos no estado.

Ao mesmo tempo em que assumirá o comando da secretaria de Tarcísio, Kassab negocia dois ministérios para o PSD no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em troca, suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado ofereceriam apoio à administração petista.

Confirmação

A nomeação de Kassab como secretário de Governo foi confirmada por Tarcísio na última sexta-feira (25/11), em um evento do qual ambos participaram no Guarujá, no litoral sul de São Paulo. O anúnio oficial deve ser feito nesta semana, junto com outros nomes que irão compor o futuro secretariado.

A ida de Kassab para a gestão de Tarcísio foi antecipada pelo Metrópoles no dia 17. O ex-ministro e presidente do PSD também cogitava, ele próprio, assumir um ministério no governo Lula, mas preferiu assumir uma função estratégica no governo paulista e não ficar vinculado à administração petista.

Até agora, Tarcísio já anunciou ou confirmou cinco nomes do seu secretariado. Além de Kassab na Secretaria de Governo, o governador eleito contará com Arthur Lima, na chefia da Casa Civil, Natalia Resende, à frente da “supersecretaria” que englobará as pastas de Infraestrturua e Meio Ambiente e Logística e Transportes, Eleuses Paiva, na Saúde, e Renato Feder, na Educação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?