metropoles.com

Justiça penhora bens da mulher de Ciro Gomes para indenizar Holiday

Juíza determinou penhora de R$ 101,2 mil da mulher de Ciro Gomes em ação de indenização movida pelo vereador Fernando Holiday

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Assessoria Ciro Gomes/Divulgação
Ciro Gomes vota no segundo turno ao lado da esposa - Metrópoles
1 de 1 Ciro Gomes vota no segundo turno ao lado da esposa - Metrópoles - Foto: Assessoria Ciro Gomes/Divulgação

São Paulo — A juíza Ligia Dal Colletto Bueno, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível da capital, determinou a penhora de R$ 101,2 mil nas contas da produtora cultural Giselle Oliveira Bezerra, mulher de Ciro Gomes (PDT), para pagamento de uma indenização que o ex-ministro deve ao vereador paulistano Fernando Holiday (Republicanos).

Holiday moveu uma ação de indenização por danos morais contra Ciro em 2018, quando o candidato a presidente da República nas duas últimas eleições o chamou de “capitãozinho do mato”.

A declaração foi feita por Ciro em 16 de junho daquele ano, durante uma entrevista para o programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan. Na ação, a fala foi classificada como “colocações humilhantes, pejorativas e, em notório caráter de preconceito racial”.

O advogado de Holiday na ação era o então advogado Rubinho Nunes (União), que também foi eleito vereador da capital paulista em 2020. Ambos faziam parte do Movimento Brasil Livre (MBL), e terminaram por deixar o grupo e migrar para partidos políticos diferentes.

A Justiça paulista condenou Ciro Gomes em 2020, e Holiday ingressou, então, com uma ação judicial para que o ex-ministro execute o pagamento da indenização por dano moral.

A 1ª Vara do Juizado Especial Cível da capital já havia determinado a penhora de uma casa de Ciro em Sobral, sua cidade natal e reduto político da família Gomes, no Ceará, para quitação da dívida, mas a propriedade de Ciro sobre o imóvel não foi comprovada.

Como a Justiça não conseguiu localizar bens de Ciro que alcançassem esse valor, Holiday requereu que o montante fosse cobrado da mulher do político, com base no Código de Processo Civil. A Justiça, novamente, deu ganho de causa ao vereador paulistano.

Gisele é casada com Ciro Gomes desde 2017 e apresentava com o ex-candidato à Presidência da República uma live na qual ele buscava conexão com eleitores mais jovens. Ela também foi assistente de palco da apresentadora Xuxa na TV Globo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?