Força-tarefa apura R$ 1,6 bilhão em desvios em secretaria de Guarulhos
De acordo com as investigações, os desvios ocorrem há mais de 20 anos com o auxílio de servidores da Secretaria da Fazenda de Guarulhos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Na manhã desta terça-feira (20/12), a Polícia Civil, a Prefeitura de Guarulhos e o Ministério Público de São Paulo cumpriram mandados de busca e apreensão na Secretaria da Fazenda de Guarulhos. A ação conjunta apura desvios em torno de R$ 1,6 bilhão.
Segundo a Prefeitura, o montante é fruto de sonegação fiscal de contribuintes. Há casos em que os desvios ocorrem há quase 20 anos e com a ajuda de servidores da Secretaria da Fazenda. As investigações tiveram início no ano passado e contam com o auxílio da própria pasta.
Nesta manhã foram recolhidos computadores e processos sob a responsabilidade de agentes investigados, ainda de acordo com a Administração Municipal. São investigados cerca de 80 mil processos e ao menos doze funcionários.
Os servidores investigados foram ouvidos na delegacia, liberados e serão afastados dos respectivos cargos. O afastamento será temporário, com direito ao recebimento do salário, enquanto as investigações ocorrem. Além deles, outros 25 funcionários já haviam sido afastados preventivamente pela pasta.
Na mira da Polícia Civil estão empresas privadas do município que são suspeitas de envolvimento no esquema.
A Prefeitura de Guarulhos anunciou que irá contratar uma auditoria ligada a um órgão independente para auxiliá-la na reformulação da pasta. Uma das funções será a de definir novas práticas e condutas para evitar novos desvios no futuro.