Dois secretários de Doria vão atuar no 2º escalão do governo Tarcísio
Tarcísio convidou o tucano Marcos Penido, que era secretário de Governo, e Filipe Sabará para sua equipe; ambos foram secretários de Doria
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Ao menos dois secretários do ex-governador e ex-prefeito João Doria (ex-PSDB) já conseguiam abrigo na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ocuparão cargos no segundo escalão do novo governo.
Marcos Penido, que foi secretário de Obras na gestão de Doria na Prefeitura de São Paulo e depois de Infraestrutura e Meio Ambiente na passagem do ex-tucano pelo governo paulista, será o secretário-adjunto de Gilberto Kassab (PSD) na Secretaria de Governo de Tarcísio.
Até sábado (31/12), Penido era o titular da pasta na gestão de Rodrigo Garcia (PSDB). Durante a transição de governo, ele foi o coordenador da equipe destacada pelo tucano para subsidiar o time de Tarcísio.
Penido já havia trabalhado com Kassab entre 2006 e 2010, quando foi secretário-adjunto de Infraestrutura Urbana na Prefeitura de São Paulo.
Ligado ao PSDB, ele também já foi secretário de Habitação em 2014, na gestão do atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (CDHU).
Além dele, Filipe Sabará, que foi secretário de Assistência Social de João Doria na Prefeitura, será secretário-executivo da mesma pasta no novo governo, chefiada por Gilberto Nascimento (PSC). No estado, a pasta tem o nome de Desenvolvimento Social.
Sabará era um político do partido Novo que foi expulso da legenda após adotar um discurso mais alinhado ao agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante sua campanha para prefeito da capital, nas eleições de 2020.
Além de secretário de Doria na Prefeitura, entre 2017 e 2018, Sabará também atuou como presidente do Fundo Social no governo do Estado na gestão do ex-governador tucano, que deixou o PSDB no ano passado.