metropoles.com

Direito ao aborto e acesso a armas dividem brasileiros, diz Datafolha

Pesquisa divulgada neste sábado mostra que direito ao aborto e acesso a armas são os temas que mais polarizam a população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dario Oliveira/NurPhoto via Getty Images
protesto a favor da legalização do aborto em são paulo
1 de 1 protesto a favor da legalização do aborto em são paulo - Foto: Dario Oliveira/NurPhoto via Getty Images

São Paulo – A decisão sobre direito ao aborto em uma gravidez divide opiniões entre os brasileiros, com maior apoio dos mais jovens e maior rejeição entre evangélicos e fatias mais pobres da população, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º/7).

Perguntados sobre se o aborto deve ser “um direito da mulher”, 44% dos brasileiros concordaram total ou parcialmente; na outra ponta, 52% discordam total ou parcialmente. Os demais foram indiferentes ou não souberam responder.

Na divisão por grupos, não há diferença entre a visão de homens e mulheres (45% e 44% são favoráveis, respectivamente).

No entanto, o apoio fica acima da média entre os mais jovens, entre 16 e 24 anos. Nesse grupo, 61% afirmam que o aborto deve ser um direito da mulher.

O apoio também é mais alto entre grupos mais escolarizados (59%) e ligeiramente acima da média entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (54% apoiam).

A fatia é menor entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (35% apoiam o direito ao aborto), evangélicos (30%) e os mais pobres (39%).

Acesso a armas

Ao lado do acesso a armas (50% são a favor e 48% contra), o tema da legislação sobre aborto é um dos que mais tiveram divisões nas respostas da pesquisa, que sondou brasileiros sobre temas políticos e culturais.

No Brasil, a interrupção da gravidez só é autorizada em casos de estupro, risco de morte da mãe e, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), casos de má-formação do feto.

Países em todo o mundo vêm discutindo ou rediscutindo o tema nos últimos anos.

Vizinhos latino-americanos, como Argentina e Colômbia, autorizaram recentemente a interrupção da gravidez por decisão da mulher, cumpridas certas condições, como período máximo de gestação já transcorrida.

Nos EUA, na outra ponta, a Suprema Corte reverteu jurisprudência que obrigava estados a autorizarem o aborto desde os anos 1970.

Mulheres na liderança

A pesquisa Datafolha foi feita com 2.010 entrevistados em 112 cidades brasileiras, entre os dias 12 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Enquanto armas e aborto geraram divisão entre os respondentes, o tema com maior concordância entre os brasileiros foi o apoio a mulheres em cargos de liderança. Cerca de 94% dos brasileiros afirmaram ser favoráveis à questão. Outro tema de consenso foi a existência do aquecimento global, admitido por 90% dos entrevistados.

Outros temas de comportamento, como aceitação de orientação homossexual, teve apoio de 75%. Por outro lado, 72% se disseram contrários ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que a ideia de família é constituída pela relação entre homem e mulher.

Outros destaques da pesquisa foram a opinião de que vacinar os filhos é uma decisão pessoal (78% de concordância total ou parcial) e que leis ambientais têm de ser mais flexíveis para permitir o avanço do agronegócio (72%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?