metropoles.com

Bolsonarista do avião da FAB representará Tarcísio em Brasília

Exonerado da Casa Civil em 2020 por uso indevido de avião da FAB, o bolsonarista José Santini participou de reuniões de campanha de Tarcísio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Twitter
Jair Bolsonaro e José Vicente Santini
1 de 1 Jair Bolsonaro e José Vicente Santini - Foto: Reprodução Twitter

São Paulo – Ex-assessor especial da Presidência da República, o bolsonarista José Vicente Santini foi anunciado na noite desta quarta-feira (21/12) como chefe do escritório de representação de São Paulo em Brasília. O anúncio foi feito pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Santini ficou conhecido em 2020 por ter usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar à Europa e à Ásia. Na ocasião, ele era o número dois de Onyx Lorenzoni na Casa Civil e foi exonerado do cargo. Passado pouco mais de um ano do episódio, ele foi nomeado secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência.

O ex-assessor foi convidado pelo próprio governador eleito, de quem é próximo, para o novo cargo. Ele terá como tarefa articular as relações do governo estadual com órgãos federais, incluindo o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário.

“Ficou no passado”

Após anunciar Santini, em coletiva na qual também anunciou dez secretários, Tarcísio afirmou que o episódio da FAB “ficou no passado” e “não é obstáculo nenhum”.

“Ele tem um currículo intenso, experiência, trânsito, principal competência de alguém que esta ocupando esse tipo de posição. Tem trânsito político e no Judiciário”, afirmou.

“Ele aprendeu a lição. Tem densidade técnica, habilidade politica, já pagou pelo seu erro e não pode ser condenado eternamente por um equívoco”, acrescentou o governador eleito.

Relação com Tarcísio e os Bolsonaro

Santini é próximos de dois dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL) – o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Além disso, ele também tem boa relação com Tarcísio e esteve presente em vários reuniões de campanha do futuro governador paulista.

O irmão dele, o ex-policial militar Nelson Santini, cuidou da segurança de Tarcísio durante as eleições. Nelson chegou a ser citado no discurso de agradecimento aos aliados após a vitória.

Em junho, a coluna de Rodrigo Rangel no Metrópoles noticiou que Santini comprou uma casa em uma das áreas mais valorizadas do Lago Sul de Brasília por R$ 6,7 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?