Bolsonarista do avião da FAB representará Tarcísio em Brasília
Exonerado da Casa Civil em 2020 por uso indevido de avião da FAB, o bolsonarista José Santini participou de reuniões de campanha de Tarcísio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Ex-assessor especial da Presidência da República, o bolsonarista José Vicente Santini foi anunciado na noite desta quarta-feira (21/12) como chefe do escritório de representação de São Paulo em Brasília. O anúncio foi feito pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Santini ficou conhecido em 2020 por ter usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar à Europa e à Ásia. Na ocasião, ele era o número dois de Onyx Lorenzoni na Casa Civil e foi exonerado do cargo. Passado pouco mais de um ano do episódio, ele foi nomeado secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência.
O ex-assessor foi convidado pelo próprio governador eleito, de quem é próximo, para o novo cargo. Ele terá como tarefa articular as relações do governo estadual com órgãos federais, incluindo o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário.
“Ficou no passado”
Após anunciar Santini, em coletiva na qual também anunciou dez secretários, Tarcísio afirmou que o episódio da FAB “ficou no passado” e “não é obstáculo nenhum”.
“Ele tem um currículo intenso, experiência, trânsito, principal competência de alguém que esta ocupando esse tipo de posição. Tem trânsito político e no Judiciário”, afirmou.
“Ele aprendeu a lição. Tem densidade técnica, habilidade politica, já pagou pelo seu erro e não pode ser condenado eternamente por um equívoco”, acrescentou o governador eleito.
Relação com Tarcísio e os Bolsonaro
Santini é próximos de dois dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL) – o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Além disso, ele também tem boa relação com Tarcísio e esteve presente em vários reuniões de campanha do futuro governador paulista.
O irmão dele, o ex-policial militar Nelson Santini, cuidou da segurança de Tarcísio durante as eleições. Nelson chegou a ser citado no discurso de agradecimento aos aliados após a vitória.
Em junho, a coluna de Rodrigo Rangel no Metrópoles noticiou que Santini comprou uma casa em uma das áreas mais valorizadas do Lago Sul de Brasília por R$ 6,7 milhões.