metropoles.com

Bispo da Universal ganha salário de deputado como assessor na Alesp

Bispo Alessandro Paschoal, que coordena grupo político da Igreja Universal, recebe R$ 25,3 mil em gabinete da 1ª vice-presidência da Alesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Bispo Alessandro Paschoal
1 de 1 Bispo Alessandro Paschoal - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – Lotado como chefe de gabinete da 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o bispo Alessandro Paschoal, que coordena um dos braços políticos da Igreja Universal, figura na lista de assessores parlamentares que recebem o mesmo salário dos deputados estaduais.

O Metrópoles revelou nessa quinta-feira (15/12) que 240 assessores, auxiliares e assistentes parlamentares da Alesp ganham, por mês, R$ 25.322,25, mesmo valor pago aos 94 deputados da Casa. A cifra representa o teto salarial do Legislativo paulista.

A reportagem apurou que Paschoal foi nomeado no dia 2 de agosto, por indicação da igreja comandada pelo bispo Edir Macedo, para chefiar o gabinete da 1ª vice-presidência, ocupada atualmente pelo deputado Wellington Moura, do Republicanos, partido ligado à Universal e do governador eleito Tarcísio de Freitas.

Paschoal é o coordenador nacional do Grupo Arimateia da Universal, responsável pela formação política dos fiéis evangélicos. Segundo fontes do Republicanos, ele tem tanta influência quanto o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos e bispo licenciado da igreja.

Ao contrário de Marcos Pereira, Paschoal não se licenciou e mantém a atuação como bispo da Universal, enquanto está nomeado na Assembleia paulista, recebendo salário equivalente ao de um depuatdo.

Em novembro, com apenas três meses de nomeação na Alesp, ele pegou uma licença para viajar a Israel em uma comitiva de bispos da igreja e políticos do Republicanos, incluindo Marcos Pereira.

Em três ocasiões, o Metrópoles tentou, sem sucesso, contatá-lo por telefone no gabinete da 1ª vice-presidência. Como ele não estava no local, a reportagem deixou recado com a secretária do gabinete, mas não obteve retorno até o momento. O espaço segue aberto para manifestação.

Procurado, o primeiro vice-presidente da Assembleia, Wellington Moura, não quis se manifestar. Durante a eleição, o parlamentar foi coordenador da campanha do governador eleito Tarcísio de Freitas na Baixada Santista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?