Aos gritos de “mito”, Tarcísio de Freitas é diplomado em SP
A diplomação é o reconhecimento da Justiça Eleitoral sobre o resultado das urnas e atesta que Tarcísio está apto a tomar posse em janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu a diplomação nesta segunda-feira (19/12), assim como todos os candidatos eleitos pelo estado para o Congresso Nacional e para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Tarcísio foi recebido pela plateia com muitos aplausos e aos gritos de “mito”, como os bolsonaristas se referem ao presidente Jair Bolsonaro (PL), padrinho político do governador eleito.
Deputados como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP) e Rosângela Moro (União-SP) foram vaiados.
Uma pessoa na plateia gritou “volta para Curitiba” para Rosângela. A advogada e esposa do ex-juiz Sergio Moro (União-PR), eleito senador, mudou o domicílio eleitoral de Curitiba para São Paulo este ano para disputar a eleição.
Segunda deputada mais votada de SP e terceira do país, Carla Zambelli (PL-SP) não compareceu à cerimônia.
Diplomação
Na diplomação, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) legitima o resultado das eleições e confirma que quem foi eleito está “apto a tomar posse do cargo”.
Durante a cerimônia, o presidente do TRE-SP, Paulo Galizio, disse não admitir “pressões ou ameaças” ao processo eleitoral – em recado direto ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e os recentes questionamentos ao funcionamento das urnas eletrônicas.
Candidatos que tiveram as contas eleitorais contestadas pela Justiça Eleitoral, como 19 dos 40 deputados mais votados de SP, não são impedidos de serem diplomados.
Esta segunda-feira marca a data-limite para a solenidade. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), foram diplomados na última segunda (12/12).
Diplomação
Ao todo, o TRE-SP diplomou 169: 94 deputados estaduais, 70 federais, dois suplentes ao Senado, o senador eleito Marcos Pontes (PL), o vice-governador Felício Ramuth (PSD) e o governador eleito Tarcísio de Freitas.
Tarcísio e o vice Ramuth tomam posse no dia 1º de janeiro. Já a posse dos integrantes do Congresso Nacional será em fevereiro, enquanto os deputados estaduais assumem seus mandatos na Alesp em 15 de março.