Aliado de ministro de Lula vence disputa no PT por cargo na Alesp
Disputa interna do PT pela 1ª Secretaria da Alesp, que tem poder de indicar 80 cargos, mobilizou diferentes correntes do partido
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Apoiado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o deputado estadual Teonilio Barba venceu a queda de braço interna do PT pela 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), posto conhecido como “prefeitura” da Casa por permitir a indicação de quase 80 cargos.
A decisão foi tomada pela bancada petista da assembleia na tarde desta quarta-feira (1/3). Conforme noticiado pelo Metrópoles, Barba disputava o cargo com os deputados Ênio Tatto, Emídio de Souza e Beth Sahão, mas era apontado como o favorito para levar a 1ª Secretaria.
A disputa mobilizou diferentes correntes do PT. Enquanto Barba contava com o aval de Marinho, que também é presidente estadual da sigla, Ênio recebeu o apoio do clã Tatto – em especial o seu irmão Jilmar, secretário de Comunicação do diretório nacional do PT.
Já Emídio, um dos nomes mais tradicionais da ala paulista do PT, é próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi coordenador do plano de governo de Fernando Haddad nas eleições de 2022.
1ª Secretaria
Barba terminou como candidato único após Ênio e Beth retirarem seus nomes da disputa e Emídio não comparecer à reunião do PT nesta quarta. A expectativa era de que Barba contasse com ao menos 12 dos 19 votos da bancada, formada pela coligação entre PT e PCdoB.
Em troca da 1ª Secretaria, o PT pretende apoiar a candidatura de André do Prado (PL), pupilo de Valdemar Costa Neto e candidato apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O acordo visa manter a tradição de distribuição de cargos de acordo com o tamanho das bancadas.
A eleição da nova da Mesa Diretora da Alesp será no dia 15 de março, quando os 94 deputados estaduais eleitos em 2022 tomam posse.