Vídeo: policiais ajudam moradora de rua a dar à luz em calçada de SP
Mulher em situação de rua estava sozinha sobre espuma quando policiais passavam pela zona oeste; mãe e recém-nascida passam bem
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Policiais militares ajudaram uma mulher em situação de rua a dar à luz, em uma calçada, na manhã desse sábado (10/12) na Lapa, zona oeste da capital paulista.
A mãe e a recém-nascida foram encaminhadas ao Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP). Ambas passam bem e não tiveram os nomes divulgados.
O soldado Paulo César de Lima e o cabo Alexandro Souza faziam ronda pela região, quando foram acionados via rádio para ajudar a mulher.
Quando chegaram à Viela Ema Angelo Murari, ambos perceberam que não seria possível levar a grávida ao hospital. A mulher estava sozinha, sobre uma espuma. “Ela já estava em trabalho de parto, com metade da criança para fora. Tivemos que ajudá-la ali mesmo”, relembra o soldado Lima.
Ele afirmou ao Metrópoles, na manhã deste domingo (11/12), que além do nascimento, também ajudou a limpar a menina e também a fazê-la chorar, até a chegada de uma Unidade de Resgate dos Bombeiros. Mãe e filha foram em seguida levadas ao hospital.
O soldado e seu parceiro ainda não tiveram tempo de visitar a bebê e a mãe, pois logo em seguida ao parto, fizeram um flagrante de furto, que os manteve por muitas horas no 91º DP (Ceagesp).
O parto desse sábado é o segundo auxiliado pelo soldado Lima. O anterior, ocorrido em 13 de dezembro de 2016, foi feito em Coroados, a 496 quilômetros de distância da capital paulista, onde ele trabalhava à época. .
Dessa primeira experiência nasceu Alana, que virou afilhada do policial, a convite dos pais da menina, atualmente com seis anos de idade. O soldado destacou a proximidade das datas, pois a afilhada nasceu, com a ajuda dele, em 13 de dezembro e a menina, filha da mulher em situação de rua, no dia 10 do mesmo mês.
Além do treinamento para agir em situações de violência, policiais militares também são instruídos em cursos preparatórios para auxiliar em ocorrências envolvendo a saúde das pessoas, incluindo partos.
Os agentes são preparados para agir com calma, até a chegada de socorro especializado, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ou os bombeiros.
Em emergências, eles acabam auxiliando as grávidas, inclusive em calçadas, como aconteceu nesse sábado na Lapa.