Vídeo mostra carro sendo depenado por usuários da Cracolândia em SP
Dependentes químicos desmontaram veículo estacionado na Rua dos Gusmões em poucas horas no centro da capital; ninguém foi preso
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Dependentes químicos foram flagrados depenando um carro, estacionado na rua dos Gusmões, no centro da capital paulista, durante a madrugada desta quarta-feira (4/1). Ninguém foi preso.
Parte da ação foi registrada em vídeo.
Na região se concentra uma parcela do fluxo da Cracolândia, que passou a ser itinerante desde que foi dispersada pela polícia, da Praça Princesa Isabel, em maio de 2022. Antes da fragmentação, em pequenas cracolândias – principalmente nas regiões da Santa Efigênia e Campos Elíseos, bairros do centro paulistano – o antigo fluxo chegou a concentrar mais de dois mil dependentes químicos no mesmo quadrilátero.
Imagens encaminhadas à reportagem mostram que um veículo, da cor branca, já estava estacionado na Rua dos Gusmões desde a terça-feira (3/1), ainda inteiro. Entre o fim da noite de terça e início da madrugada desta quarta, o carro foi atacado por dezenas de usuários de drogas, como formigas em uma carcaça.
Em cerca de cinco horas, o carro teve rodas , pneus, porta traseira e capô arrancados, da mesma forma que parte das portas laterais. Nem mesmo o motor do veículo foi poupado. Nenhum responsável pelo veículo havia sido identificado até a publicação desta reportagem.
Os dependentes químicos, para usar drogas, acabam realizando crimes na região, vendendo objetos ou trocando-os por maconha, cocaína ou crack em feiras de drogas clandestinas, segundo levantamento feito pela Polícia Civil. Uma câmera de monitoramento flagrou uma delas, perto da equina das Ruas Vitória e Conselheiro Nélias, nessa terça.
O Metrópoles já mostrou que moradores do centro paulistano sofrem com o barulho e a sujeira decorrentes das feiras clandestinas, que ocorrem de dia ou de noite.
Ponto de fuga
A rua dos Gusmões também é usada como ponto de fuga, durante o dia, por criminosos que roubam e furtam objetos de motoristas e passageiros, principalmente celulares, na Avenida Rio Branco.
Ainda na esquina da Rio Branco com a Gusmões, em 15 de dezembro, dois policiais militares foram alvos de pedras e garrafas, arremessadas por frequentadores da região. A violência foi registrada em vídeo. Um dos policiais foi também ferido com um tiro, em uma das pernas, mas sem gravidade. Oito suspeitos foram presos, na noite do mesmo dia.
O 13º Batalhão da Polícia Militar, que cuida do policiamento ostensivo da área, fica a cerca de 700 metros de distância do cruzamento da avenida com a Rua dos Gusmões. O 3º DP (Campos Elíseos), responsável por investigar os crimes da região, fica a cerca de 300 metros.
Roubos aumentaram em 63% na região, comparando os 3.706 casos registrados entre janeiro e novembro, de 2021, com os 6.578 do mesmo período de 2022. Os dados referentes ao ano passado, os mais recentes disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, já superam em 23% os 4.587 de 2019, período pré-pandemia da Covid-19.
SSP e PM
A Polícia Civil afirmou, por meio da SSP, analisar as imagens do carro sendo depenado, publicadas pelo Metrópoles , para “auxiliar no esclarecimento dos fatos.”
Após a veiculação da reportagem, a Polícia Militar garantiu ter reforçado o policiamento na Rua dos Gusmões e imediações.
A SSP orienta para que o proprietário do veículo registre boletim de ocorrência presencialmente ou ainda por meio da Delegacia Eletrônica.