metropoles.com

Tradutor morre com cinco tiros em roubo de celular no centro de SP

Vítima reagiu a abordagem de três ladrões que ocupavam um carro, dos quais dois conseguiram fugir; quarto suspeito foi identificado e preso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Tradutor morto em Latrocínio SP
1 de 1 Tradutor morto em Latrocínio SP - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo – O tradutor Gustavo Soares Mangueira Sobral, de 32 anos, morreu depois de ser ferido com ao menos cinco tiros. Ele reagiu a um assalto, na manhã dessa quarta-feira (18/1), na região da Aclimação, centro da capital paulista.

Até a publicação desta reportagem, haviam sido presos Jorciel Pires de Oliveira, de 29 anos, apontado como integrante do latrocínio (roubo com morte) e Alfredo Henrique de Araújo Campos, de 21 anos, com o qual o celular da vítima foi encontrado.

Também foram indiciados pelo crime Luis Fernando Oliveira Silva, de 32 anos, e Allefy Samuel de Sousa, de 27. Até por volta das 14h20 desta quinta-feira (19/1), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo não havia confirmado a prisão de ambos.

A defesa de nenhum dos suspeitos foi localizada pelo Metrópoles. O espaço segue à disposição.

Abordagem

Imagens de uma câmera de monitoramento captaram o momento em que o tradutor é abordado por três criminosos, na Rua Diamante, no bairro da Aclimação.

Jorciel e Allefy arrancaram a mochila da vítima, provocando uma primeira reação do tradutor, enquanto Luís permaneceu afastado, dando cobertura.

Os dois primeiros criminosos correram então até o Toyota Etios, estacionado alguns metros adiante, embarcando no veículo. Ambos foram seguidos por Luís.

Em seguida, a vítima foi até o carro e tentou abrir uma das portas. Instantes depois, o carro arrancou em alta velocidade, deixando Gustavo caído no chão, já ferido.

Policiais militares foram acionados para ir ao local, onde encontraram Gustavo em estado grave, segundo relatado pelos PMs em depoimento. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Ipiranga, pelo Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências Paulista, onde chegou sem vida.

Tradutor ferido Latrocinio SP
Tradutor é atendido por socorristas antes de ser levado ao hospital, onde chegou sem vida

Prisões

Com base nas imagens e testemunhos, investigadores do 6º DP (Cambuci) conseguiram identificar três suspeitos.

Jociel Pires de Oliveira foi encontrado pela polícia em frente de sua casa, a cerca de três quilômetros de distância do local do crime.

O carro supostamente usado pelos criminosos também estava com o suspeito, que foi levado em seguida à delegacia.

No 6º DP, ele admitiu em depoimento ter participado do crime, apontando Allefy e Luís como seus comparsas. Este último é suspeito de ter atirado contra a vítima.

As investigações também identificaram Alfredo Henrique de Araújo Campos como receptador dos criminosos. Com ele, a polícia localizou o celular do tradutor.

À polícia, o suposto receptador afirmou que venderia o aparelho para uma quadrilha de haitianos, na região central da cidade.

Mesmo não estando presentes, Luiz Fernando e Allefy Samuel também foram indiciados pelo latrocínio.

Todos os indiciados, de acordo com as autoridades, contam com “diversas passagens” policiais “pela prática de crimes anteriores.”

A Justiça decretou, na tarde desta quinta-feira (19/1), a prisão preventiva de Jorciel Pires de Oliveira e concedeu liberdade provisória, sob medidas cautelares, a Alfredo Henrique de Araújo Campos.

Latrocínios crescem na capital

Entre janeiro e novembro do ano passado, 56 pessoas morreram durante assaltos na capital paulista. Isso representa aumento de 9,8% em relação aos 51 casos de 2019, ano que antecedeu à pandemia do coronavírus.

No estado, durante o mesmo período, houve baixa de 12%, com 173 e 152 mortes ocorridas em roubos, respectivamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?