SP: zona leste concentra quase metade dos roubos e furtos de veículos
Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que capital teve mais de 51 mil casos registrados de roubo ou furto de veículos em 2022
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A zona leste de São Paulo registrou 42% dos casos de furto ou roubo de veículos ocorridos em toda a cidade em 2022.
O centro da capital paulista, por outro lado, que vive uma onda de assaltos — especialmente de celulares — foi a região menos afetada por esse tipo de ocorrência, com apenas 5% dos casos.
Segundo levantamento feito pelo Metrópoles a partir dos dados da Secretaria da Segurança Pública, o município teve 36.999 registros de furtos de veículos entre janeiro e novembro de 2022. No mesmo período, outros 14.338 roubos de veículos foram registrados.
É considerado furto quando a ação é feita sem uso da violência ou abordagem direta à vítima.
A zona leste teve 21.810 casos de furto ou roubo de veículos neste ano e lidera o índice entre as cinco regiões da capital paulista.
Na sequência, vem a zona sul, com 25% do total, e a zona norte, com 17%. A zona oeste teve 11% dos casos registrados e, por último, o centro, com apenas 5%.
A zona leste tem seis dos dez distritos polciais com os maiores índices desse tipo de ocorrência. Já o centro engloba seis dos dez DPs com as menores quantidades de registros.
Os DPs do Tatuapé, São Mateus e Tetotônio Vilela lideram o ranking. Este primeiro teve vinte vezes mais casos que o distrito policial com o menor índice de furtos e roubos de veículos da capital: o 2º DP, do Bom Retiro, na região central.
Dados gerais de roubo e furto de veículos
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a capital paulista teve 51.337 registros de roubo e furto de veículos entre janeiro e novembro de 2022. No mesmo período do ano passado, foram 34.294. Ou seja, este ano apresentou um aumento de quase 50% nesse tipo de crime.
A SSP, no entanto, afirma que não considera os anos de 2020 e 2021 para fazer esse cálculo devido à menor circulação de veículos e de pessoas nas ruas por causa da pandemia de Covid-19. Para tanto, a pasta tomo como base de comparação o ano de 2019. Neste caso, houve uma redução de 5%.
Ainda segundo a pasta, desconsiderando os anos de 2020 e 2021, o número total de roubos de veículos registrado no acumulado do ano e no mês de novembro, especificamente, é o menor da série histórica, iniciada em 2001.
Recuperação de veículos caem
Em relação aos números de veículos recuperados, foram 13.216 entre janeiro e novembro de 2022, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública. No mesmo período do ano passado, a polícia recuperou 12.360 veículos, 6% a menos.
Em 2019, período pré-pandemia, as forças policiais do estado recuperaram 20.355 veículos entre janeiro e novembro, número 54% maior do alcançado neste ano.
A SSP tradicionalmente divulga as estatísticas criminais mensais do estado no mês posterior ao período analisado. Ou seja, os dados de dezembro e, portanto, os valores totais do ano de 2022, serão divulgados em janeiro de 2023.
O que diz a SSP
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que as polícias Civil e Militar atuam de maneira integrada para combater os crimes patrimoniais em geral. A pasta destaca que a Operação Sufoco, medida adotada em maio deste ano pelo governo paulista e que dobrou o efetivo de policiais nas ruas, recuperou mais de 5 mil veícuos.
Em relação a medidas voltadas especificamente para o combate aos furtos e roubos de veículos, o governo destaca a Operação, voltada à fiscalização de estebelecimentos que comercializam peças automotivas, com o objetivo de localizar peças de carrous roubados e possíveis esquemas de receptação.