Fugas de presos do semiaberto em SP caem 92% em seis anos
Secretaria de Administração Penitenciária paulista registrou 82 evasões de presos do regime semiaberto em 2022; em 2017, foram 1.029
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O número de fugas de presos do regime semiaberto em presídios de São Paulo caiu 92% em seis anos. De acordo com a Secretaria de Adminsitração Penitenciária (SAP) do estado, foram registradas 82 evasões neste ano, contra 1.029 em 2017.
Os dados foram obtidos pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação. Em relação às fugas de presos do regime fechado, os números são bem menores: foram sete em 2017 e apenas uma em 2022. No total, foram 12 fugas registradas no período de seis anos.
De acordo com as regras definidas pelo Conselho Nacional de Justilça, o regime semiaberto é destinado para o cumprimento de penas que variam de quatro a oito anos, no caso do condenado não ser reincidente.
Em nota, a SAP informou que ampliou as parcerias para aumentar as vagas de trabalho e educação para presos do regime semiaberto.
A pasta disse ainda que essas atividades geram remição, diminuindo o tempo de cumprimento de pena, e que também tem feito um trabalho de conscientização sobre os benefícios de manter o cumprimento de pena no regime semiaberto.
Os presos que aproveitam a saída para trabalho ou estudo para se evadir da unidade prisional acabam regredindo de regime, cumprindo um tempo maior de pena em presídio de regime fechado.
Já em relação a rebeliões, a SAP não registrou ocorrências nos dois últimos anos: de 2017 para cá, foram sete casos, sendo quatro em 2020.