metropoles.com

Saiba quem vai comandar as polícias no governo Tarcísio em SP

Tarcísio de Freitas anunciou o coronel Cássio de Freitas para o comando da PM e o delegado Artur Dian para chefiar a Polícia Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
tarcisio anuncio
1 de 1 tarcisio anuncio - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (13/12) os nomes do coronel Cássio Araújo de Freitas e do delegado Artur José Dian como os futuros comandantes das polícias Militar e Civil, respectivamente.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na sede do governo de transição, no centro da capital.

A nova cúpula da Segurança do estado também terá o atual delegado-geral da Polícia Civil, Osvaldo Nico Gonçalves, como secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Com isso, Nico será o “número 2” do deputado federal e ex-PM Guilherme Derrite, escolhido para comandar a pasta.

Quem é o coronel Cássio Araújo de Freitas

O futuro comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo é bacharel, mestre e doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública. Ela também é bacharel em Educação Física.

O coronel da PM comanda atualmente o Policiamento Metropolitano, órgão responsável pela segurança de toda a Grande São Paulo, exceto a capital. Ao todo, são 38 municípios sob seu guarda-chuva.

coronel Cássio de Freitas
Coronel Cássio Araújo de Freitas foi o escolhido para comandar a Polícia Militar de SP

Antes, o militar exerceu o cargo de comandante da PM na Baixada Santista, no litoral paulista, e no Vale do Ribeira, no interior. O policial também comandou o 5º Batalhão da Tropa de Choque da PM.

A exemplo de Derrite, Freitas atuou na Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), um das tropas de elite da PM. Ele esteve no batalhão por 13 anos.

O governo de transição informou ainda que Cássio Araújo de Freitas possui condecorações como a láurea de Mérito Pessoal em 1º grau, medalha da Rota, medalha Brigadeiro Tobias e medalha do Mérito Comunitário.

Quem é o delegado Artur José Dian

Delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo a partir de janeiro de 2023, Artur José Dian comanda desde maio deste ano o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope). Ele é tido como um auxiliar próximo de Nico, atual delegado-geral e futuro secretário-executivo da SSP.

Artur José Dian
Delegado Artur José Dian

Dian ingressou na Polícia Civil paulista em 1993. Como investigador de policia, exerceu  funções no Grupo de Operações Especiais (GOE/DECAP); na Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos; no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos/GARRA-DEIC e, por último, na Delegacia de Extorsões.

O futuro delegado-geral tornou-se delegado no final dos anos 90. Após atuar em diferentes distritos policias, foi desifnado à Divisão Antissequestro, onde ficou por mais de uma década, entre 2000 a 2012. Antes de ingressar no Dope, ainda atuou como Delegado de Polícia Supervisor do GARRA, do Grupo Especial de Reação/GER e da Divisão de Operações Especiais/DOE.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?