metropoles.com

Polícia prende suposto líder de bando que aplicou 9 mil golpes online

Homem de 51 anos afirmou em depoimento que quadrilha fazia média de 60 vítimas por mês desde 2010 em todo o país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Civil
Operação cyber crimes
1 de 1 Operação cyber crimes - Foto: Divulgação/Polícia Civil

São Paulo – A Polícia Civil prendeu no interior de São Paulo, nesta quinta-feira (15/12), um homem de 51 anos apontado como o líder de uma das mais antigas organizações criminosas especializada em crimes cibernéticos.

Identificado somente pelas iniciais J.R.S.C. o homem, natural de Santa Catarina, teria afirmado em depoimento ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São Paulo (Deinter-8), da região de Presidente Prudente, que o bando realiza em média 60 golpes por mês.

Considerando que as ações da quadrilha começaram em 2010, estima-se que eles tenham aplicado mais de nove mil golpes em todo o Brasil.

As investigações da Polícia Civil do interior constataram que os criminosos se valiam de informações privilegiadas, sobre o perfil das vítimas, com as quais enviavam e-mails, mensagens de textos ou ainda faziam ligações, fingindo ser de empresas existentes no mercado virtual.

Um dos métodos usados pela quadrilha é do chamado pagamento antecipado. A tática consiste em criar anúncios, com o uso combinado de “engenharia social” – ou seja induzir as vítimas a enviarem dados confidencias, ou ainda infectar computadores com vírus, pela abertura de links infectados – com os quais conseguiam realizar transferências bancárias, para contas laranjas, geralmente criadas em bancos digitais.

Após a polícia identificar a forma de ação e a identidade de alguns membros do bando, sete mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça.

Eles foram cumpridos, no decorrer dessa quinta-feira na capital paulista, Grande São Paulo, e ABC Paulista, com o intuito de localizar três integrantes do bando. Somente o líder deles, de 51 anos, acabou sendo preso.

Participaram da ação policiais do Deinter-8, do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), da delegacia Seccional de Presidente Venceslau e da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão dos Índios.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?