metropoles.com

Motorista da Uber fica paraplégico após ser baleado durante assalto

Vítima permanece internada sem risco de morrer; Polícia Civil identificou dois criminosos e prendeu uma mulher em outro estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Motorista app fica paraplegico
1 de 1 Motorista app fica paraplegico - Foto: Reprodução

São Paulo – Um motorista de aplicativo de 27 anos ficou paraplégico, após um assalto, ocorrido no último dia 23 em Vargem Grande Paulista, na região metropolitana de São Paulo. A vítima permanece internada no hospital de Cotia, também na Grande São Paulo, sem risco de morrer.

A Polícia Civil já identificou dois criminosos envolvidos na tentativa de latrocínio (roubo com morte). Um deles, de 22 anos, já responde a dois processos por extorsão mediante sequestro, com transferências via Pix, na 3ª Delegacia Antissequestro do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Uma terceira suspeita, identificada como Tainan Miranda da Luz foi presa no Pará, nessa quinta-feira (2/1). A conta dela foi usada, segundo as investigações, para solicitar a corrida em São Paulo.

A identidade dos dois bandidos, já identificados, não foi informada pois há um mandado de prisão expedido, por ora, somente contra um deles. A polícia aguarda que a Justiça se manifeste sobre a prisão do outro criminoso, já solicitada pela Delegacia da Grande São Paulo, para posteriormente tornar público os nomes de ambos.

O delegado Marcos Loreto, titular da Delegacia de Vargem Grande Paulista, afirmou nesta sexta-feira (3/1) ao Metrópoles que a vítima foi ferida, nas costas, quando tentou fugir dos assaltantes. Segundo o policial, o motorista chegou à Rua dos Bancários acreditando que faria uma corrida com uma mulher, pois a conta de Tainan foi usada para solicitar a viagem.

Chegando no local, um dos ladrões embarcou no banco traseiro e aplicou uma chave de braço no pescoço do motorista. O outro criminoso obrigou a vítima a sentar no banco do passageiro, assumindo o volante do carro. “Quando o criminoso colocava o cinto de segurança, a vítima tentou abrir a porta do passageiro e correr. O ladrão que estava no volante o segurou e o outro, no banco de trás, atirou”, disse o delegado.

O motorista caiu no asfalto e os criminosos fugiram em seguida, levando o carro e o celular da vítima, ferida com um tiro nas costas. O veículo foi encontrado no dia seguinte.

A vítima foi encaminhada por uma Unidade de Resgate dos bombeiros ao Hospital de Cotia.

Sequestro-relâmpago

O delegado da Grande São Paulo afirmou acreditar que o objetivo dos criminosos seria levar o motorista para um cativeiro, de onde iriam realizar transferências bancárias via Pix. “A vítima nos falou que ofereceu o carro, celular, tudo o que tinha para os criminosos levarem. Mas eles insistiram em manter o rapaz no carro. Ele tentou fugir acreditando que seria levado para um cativeiro.”

A mulher presa em outro estado foi identificada com a ajuda da Uber, de acordo com a polícia. O perfil dela foi usado no Para, de onde foi  solicitada a viagem em São Paulo. À polícia, Tainan afirmou ter ciência de que seu perfil havia sido usado, acrescentando desconhecer que seria para uma ação criminosa.

Uber

A Uber lamentou, em nota, o fato de motoristas parceiros que “buscam gerar renda para suas famílias”, como a vitima que ficou paraplégica, “sejam alvo da violência que permeia nossa sociedade e da brutalidade dos criminosos.”

O aplicativo acrescentou que “todas as viagens” feitas por meio da plataforma são cobertas por um seguro, tanto para passageiros como para motoristas. “A seguradora Chubb já foi acionada e está buscando contato com a vítima”, diz trecho de nota.

A conta usada para acionar a viagem, que resultou nos ferimentos graves ao motorista, foi desativada, ainda segundo a nota. “A empresa permanece à disposição das autoridades para auxiliar no curso das investigações, nos termos da lei.”

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?