Jacaré é capturado em quintal de casa no interior de SP
Réptil com aproximadamente um metro de comprimento foi pego por policiais militares e depois devolvido ao seu habitat
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Moradores do interior de São Paulo levaram um susto quando se depararam com um jacaré, no quintal de casa, na manhã desta sexta-feira (16/12). Ninguém se feriu.
Ao avistarem o jacaré de papo amarelo – espécie ameaçada de extinção – os moradores acionaram a Polícia Militar.
Chegando à residência, dois agentes capturaram o animal, que segundo a PM contava com cerca de um metro de comprimento. Répteis dessa espécie podem medir até três metros, quando adultos.
O jacaré foi levado em seguida à base da PM Ambiental, responsável pela soltura dele em seu habitat de origem.
Localizada em Castilho, a aproximadamente 640 quilômetros de distância da capital, a casa onde o jacaré foi encontrado não conta com cerca ou muros, estando próxima de um rio e de uma lagoa de tratamento, de onde o animal provavelmente se desgarrou.
Para realizar a captura de animais silvestres, policiais ambientais passam por curso de manejo e resgate, de acordo com o governo estadual.
A capacitação consiste em deixar os agentes aptos a proporcionar bem-estar ao animal durante o manejo, até que seja encaminhado para alguma entidade ou centro de proteção.
Há casos em que os animais são soltos diretamente na natureza, quando são recém-capturados e não apresentam lesões, como é previsto na Instrução Normativa 23 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).