metropoles.com

Polícia prende 7º suspeito de espancar jovem até a morte por fake news

O jovem Rafael dos Santos Silva, de 22 anos, foi espancado até a morte em Suzano, na Grande SP, após ser vítima de fake news

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Imagem de jovem fazendo selfie no espelho - Metrópoles
1 de 1 Imagem de jovem fazendo selfie no espelho - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo – A Polícia Civil prendeu o sétimo e último suspeito de espancar até a morte o jovem Rafael dos Santos Silva, de 22 anos, que foi vítima de uma fake news em Suzano, na Grande São Paulo. O crime aconteceu em dezembro de 2023.

O último preso é o mecânico Fabiano de Farias, 44 anos, que estava foragido e foi capturado em Rio Grande da Serra, também na região metropolitana de São Paulo, na segunda-feira (5/2). Com ele, os agentes apreenderam um celular.

Ele e outros seis suspeitos são acusados de assassinar Rafael após a divulgação de uma notícia falsa, nas redes sociais, de que a vítima teria matado dois cachorros. Segundo a polícia, o crime contra os animais nunca aconteceu.

Os outros indiciados pelo crime são Jean Maia, Valtinei Ribeiro de Moraes, Luan Amaral Luciano, José de Souza Duarte, Alean de Carvalho Duarte Alves e Toni Ramos de Abreu. O Metrópoles não localizou a defesa dos suspeitos e o espaço segue aberto para manifestação.

Morto a pauladas

Segundo a investigação, a vizinhança de Rafael se revoltou com os boatos e sete homens decidiram agredir a vítima a pauladas. Ele foi espancado na noite de 17 de dezembro, por volta das 20h50, na Estrada do Tanaka.

Os suspeitos teriam dado pauladas e pedradas no rosto, na cabeça e no corpo de Rafael. Depois, eles ainda teriam usado um veículo para atropelar a vítima. O jovem chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu.

Rafael morreu por traumatismo cranioencefálico, provocado por agente contundente. O caso é investigado pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Mogi das Cruzes.

Para prender os envolvidos, o SHPP deflagrou a Operação Fake News no dia 31 de janeiro. Todos os outros indiciados, que têm de 28 a 47 anos, foram detidos na ocasião. Fabiano, no entanto, conseguiu escapar.

Com mandado de prisão contra ele, os investigadores encontraram o suspeito em um sítio, no bairro Pedreira, em Rio Grande da Serra. A captura aconteceu por volta das 12h30.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?