Polícia monitora e prende 118 em 5 dias por descumprir saidinha em SP
Polícia prende 118 detentos por descumprir regras da saidinha temporária em SP; acordo entre SSP e Justiça permite checagem instantânea
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que 118 condenados descumpriram medidas relacionadas à saidinha temporária e, por isso, foram presos. Segundo a pasta, as detenções aconteceram entre terça-feira (12/9) e sábado (16/9).
A SSP diz que foi possível efetuar as prisões por causa do acordo firmado com a Justiça, que permite acesso aos processos a partir de dispositivos móveis nas viaturas.
Dessa maneira, policiais podem checar se o detento está cumprido as regras da saída temporária impostas pelo Poder Judiciário.
Antes do acordo, a Polícia Militar só conseguia checar as condições em que se dava a saidinha na delegacia, o que, segundo a SSP, “impossibilitava um monitoramento eficaz”.
Atualmente, se for constatado durante uma abordagem que o detento está fora de casa no horário determinado pela Justiça, a PM pode recolhê-lo imediatamente à prisão.
A determinação para se levar o detento diretamente à penitenciária, caso seja pego infringindo as regras da saidinha, começaram a valer em julho. A SSP atribui a isso o fato de o número de furtos e roubos ter caído, em comparação com igual período do ano passado.