metropoles.com

Polícia investiga morte de idosos atacados por pitbulls no interior

Os quatro pitbulls foram recolhidos pela polícia da casa onde viviam e levados a um abrigo provisório em Ribeirão Preto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Imagem colorida mostra três cães da raça pitbull, dois brancos e um marrom com áreas brancas no rosto, atrás de um portão de ferro marrom. Os animais foram apreendidos pela polícia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra três cães da raça pitbull, dois brancos e um marrom com áreas brancas no rosto, atrás de um portão de ferro marrom. Os animais foram apreendidos pela polícia - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Globo

São Paulo – A Polícia Civil vai investigar a eventual responsabilidade do homem de 29 anos tutor de quatro pitbulls que atacaram e mataram um casal de idosos dentro de casa no bairro Jardim Salgado Filho, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O caso foi registrado no inquérito policial como suspeita de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o 2º Distrito Policial de Ribeirão Preto trabalha no caso.

O rapaz é sobrinho das vítimas. Segundo o boletim de ocorrência, as vítimas foram encontradas pelo sobrinho, dono dos cães, depois de voltar de uma festa de aniversário. A mulher, de 78 anos, morreu no local após o ataque dos cães. O homem, de 75 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital das Clínicas na madrugada desta segunda-feira (18/9).

O tutor dos pitbulls disse à polícia que saiu de residência por volta do meio-dia para ir a uma festa de aniversário com a esposa e dois filhos. Ao retornar, por volta das 20h, relatou que encontrou o idoso na sala desacordado, com ferimentos pelo corpo e os três cães perto dele. Na sequência, encontrou a idosa no chão da cozinha com o rosto desfigurado e já sem vida.

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária Permanente como homicídio culposo (sem intenção). O sobrinho foi liberado em seguida.

Os quatro cães foram recolhidos da casa onde viviam e levados a um abrigo provisório. O presidente da ONG Patinhas de Rua, Mauricio Garcia, que ajudou no trabalho de resgate dos cães, disse ao portal G1 que os pitbulls estavam desnutridos e eram mantidos em local inadequado.

“Eles estão bem debilitados, bem abaixo do peso. O proprietário confessou para mim que estava sem condições financeiras de mantê-los. Estava dando arroz para eles, então eles estão bem abaixo do peso”, afirmou Garcia.

Segundo o presidente da ONG Patinhas de Rua, os animais serão vermifugados e receberão cuidados para recuperar o peso. Quando estiverem em boas condições de saúde, eles deverão ser disponibilizados para a adoção.

O comportamentalista Thiago Barbieri, da Cãocentrado, afirma que os cães da raça pitbull não são animais agressivos, mas que o ambiente onde eles crescem pode afetar a sociabilidade do cachorro: “O pitbull é um cachorro forte, atlético e, quando exposto em condições adversas, pode ter um grau de agressividade maior”.

“O comportamento de um cão é formado por um tripé: a genética, o ambiente e o indivíduo. Em uma mesmo ninhada de pitbulls, podemos ter um que é mais medroso, um que é mais alegre, um que é mais agressivo, um que é mais ansioso, como é com todas as raças. Não é bom rotular tal raça é violenta”, completa Barbieri.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?