metropoles.com

Polícia investiga ataque hacker que expôs dados do Bilhete Único

SPtrans informou que crime cibernético resultou na exposição de dados do Bilhete Único; orientação é para que usuários troquem a senha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SPTrans/Divulgação
SPtrans
1 de 1 SPtrans - Foto: SPTrans/Divulgação

São Paulo – A Polícia Civil de São Paulo investiga um ataque cibernético nos sistemas da SPtrans, empresa municipal que controla o transporte coletivo de ônibus da capital paulista.

A SPtrans informou que, no dia 12 de dezembro, tomou conhecimento do ataque hacker que resultou na exposição de dados cadastrais de usuários do Bilhete Único.

O órgão identificou que os dados expostos por terceiros neste mês têm como base o mês de abril de 2020.

O caso foi notificado junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e às autoridades policiais. Agora, a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil, investiga a origem e a autoria do vazamento. O caso corre sob segredo de justiça.

Ainda de acordo com a SPTrans, os dados contêm 13 milhões de cadastros de usuários do Bilhete Único com: nome, nome social, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número de telefone, filiação, PIS, matrícula de aluno, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail, além de login e senha do portal de serviços da SPTrans na internet.

Orientações

A SPTrans afirma que os cartões de Bilhete Único permanecem ativos e os saldos estão presevados. O órgão garante que não houve prejuizos nos créditos utilizados no serviço de transporte.

A empresa diz ainda que os passageiros não precisam se dirigir a um posto físico de atendimento da SPtrans. A orientação é que os usuários troquem suas senhas no site do Bilhete Único. Os titulares que tiveram os dados expostos estão sendo avisados por e-mail desde a última sexta-feira (23/12).

Em nota, o órgão repudiou o crime e afirmou que vem reforçando as medidas técnicas e de segurança para proteção dos dados pessoais dos usuários, “inclusive por meio de contratação de empresas de segurança cibernética especializadas.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?