Com novas prisões, polícia investiga 9 suspeitos por incêndios em SP
Dois homens foram presos em Franca nessa quarta-feira (28/8). Polícia Civil investiga incêndios, mas afirma não haver relação entre eles
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Dois homens, de 35 e 42 anos, foram presos em flagrante por atear fogo em uma área de vegetação em Franca, no interior de São Paulo, na noite dessa quarta-feira (28/8). Já são nove os suspeitos presos pelos incêndios que atingem o estado desde a última semana.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), policiais e bombeiros foram acionados após uma denúncia anônima de um incêndio em uma área de mata próxima à Rodovia Fábio Talarico.
Os agentes localizaram os dois suspeitos. Um deles estava com pedaços de vela e um isqueiro. Os dois foram levados para a Central de Polícia Judiciária da cidade.
Desde a semana passada, outras sete pessoas foram detidas por suspeita de incêndio criminoso: duas em Batatais, duas em São José do Rio Preto, uma em Jales, uma em Guaraci e outro em Salto.
Além das prisões, dois homens foram multados em Porto Ferreira por acender uma fogueira para limpeza da vegetação.
De acordo com a SSP, a Polícia Civil investiga todos os nove casos, “que não possuem relações entre eles”, afirmou a pasta.
Alerta de novos incêndios
Com as temperaturas podendo chegar a 35ºC entre sexta-feira (30/8) e domingo (1º/9), a Defesa Civil emitiu, nesta quinta-feira (28/8) um alerta de risco de incêndio em quase todo o território de São Paulo.
Além da elevação da temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar também influenciará no risco elevado, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE).
O Mapa de Risco de Incêndio, divulgado pela Defesa Civil, emite previsões para auxiliar no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem. O CGE analisou que os modelos meteorológicos para os próximos dias estão apontando risco de emergência para incêndios, além de altas temperaturas, ventos fortes e falta de chuva.
As regiões mais críticas são Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, que terão temperaturas de até 35ºC. As regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos devem registrar máximas de 34ºC. Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São Carlos poderão chegar a 33ºC. Itapeva, Sorocaba e Iperó podem registrar 29ºC. Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá terão máxima de 27ºC.
A mudança do clima ocorrerá por causa do enfraquecimento da massa de ar polar em São Paulo. As medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população diante dessas condições são: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
A Defesa Civil está monitorando as áreas em alerta máximo para risco de incêndio e atuará preventivamente com ações de conscientização em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.