Polícia intima engenheiro responsável por obra em shopping de Osasco
Laudo pericial apontou infiltração e oxidação de parafusos como causas de desabamento do teto do Osasco Plaza Shopping em 8 de março
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Polícia Civil convocou para prestar depoimento o engenheiro responsável pela obra em uma estrutura do Osasco Plaza Shopping. Parte do teto do centro de compras veio abaixo em 8 de março. Laudo do Instituto de Criminalística (IC) apontou que a infiltração e a consequente oxidação de parafusos de sustentação dessa estrutura causaram o desabamento, de acordo com a polícia.
Segundo o delegado titular do 5º DP do município, Leo Francisco Salem Ribeiro, o engenheiro vive no Paraná e já foi expedida uma carta precatória para que seja ouvido. Ainda não há previsão de quando prestará o depoimento.
“Foi um problema estrutural, relacionado à forma como foi planejada a construção daquele espaço”, afirmou o delegado. “A gente está praticamente concluindo o inquérito policial, aguardando alguns documentos do shopping e a oitiva do engenheiro responsável”, disse. O prazo para que a investigação seja remetida ao fórum foi prorrogado por 30 dias.
Os problemas relacionados à infiltração e à consequente oxidação dos parafusos foram apontados tanto pelo Instituto de Criminalística quanto pela Defesa Civil de Osasco como causas do desabamento, segundo a polícia.
O teto do shopping sustentava também um estacionamento, localizado no pavimento superior. Quando desabou, ao menos quatro carros caíram sobre um corredor nas proximidades da praça de alimentação, provocando correria e tumulto.
Pouco antes do desabamento, os bombeiros já tinham isolado a área, porque notaram um gotejamento no teto. Essa constatação feita no próprio dia da ocorrência reforça o fato de que havia infiltração no local, como apontado pelo IC e pela Defesa Civil de Osasco.
O Ministério Público Estadual também instaurou um inquérito para apurar as causas do desabamento. Já a Prefeitura de Osasco cassou o alvará de funcionamento do Osasco Plaza Shopping no mesmo dia da ocorrência.
Não foi a primeira vez que o Osasco Plaza Shopping acabou envolvido em um incidente. Em 1996, na véspera do Dia dos Namorados, uma explosão no centro comercial deixou 42 mortos e 372 feridos.