metropoles.com

Polícia identifica 4º suspeito de atentado contra o prefeito de Taboão

Quase uma semana após o atentado, suspeitos ainda são procurados pela Polícia Civil e não tem paradeiro revelado. Apenas um foi preso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Prefeito de Taboão da Serra (SP), Aprígio da Silva
1 de 1 Prefeito de Taboão da Serra (SP), Aprígio da Silva - Foto: Reprodução

São Paulo — Chegou a quatro o número de homens identificados pela Polícia Civil suspeitos de participarem do atentado contra José Aprígio da Silva, de 72 anos, o atual prefeito e candidato à reeleição de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo.

Todos os quatro são procurados pelas autoridades e tem paradeiro não informado até o momento.

O atentado aconteceu na última sexta-feira (18/10), enquanto visitava os bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada. No dia, a prefeitura da cidade afirmou que Aprígio estava a caminho de uma coletiva de imprensa na nova sede da administração municipal quando o veículo em que estava foi alvo de tiros de fuzil.

5 imagens
Cápsula de projétil foi encontrada
Prefeito de Taboão da Serra (SP), Aprígio da Silva
Carro de Aprígio, prefeito de Taboão da Serra, foi baleado
Imagem mostra carro de Aprígio, prefeito de Taboão da Serra (SP), após ter sido baleado
1 de 5

Nissan March queimado possivelmente usada pelos suspeitos foi encontrado

Reprodução/TV Band
2 de 5

Cápsula de projétil foi encontrada

Reprodução/TV Band
3 de 5

Prefeito de Taboão da Serra (SP), Aprígio da Silva

Reprodução
4 de 5

Carro de Aprígio, prefeito de Taboão da Serra, foi baleado

Reprodução
5 de 5

Imagem mostra carro de Aprígio, prefeito de Taboão da Serra (SP), após ter sido baleado

Reprodução

Um deles foi preso na tarde da última segunda-feira (21/10). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem foi conduzido à delegacia e prestou depoimentos. Anteriormente, a Justiça já havia decretado a prisão preventiva de um dos envolvidos, que seria o proprietário do carro em que os suspeitos fugiram.

De acordo com a SSP, a mulher que estava no local relatou que o carro pertence ao seu falecido marido e costuma ser utilizado seu filho, de 33 anos. Assim, o automóvel foi apreendido e o homem passou a ser procurado pela polícia.

Outro automóvel já havia sido encontrado incendiado em um trecho da Rodoanel Governador Mário Covas, também em Osasco. O Nissan March vermelho teria sido o carro de onde os tiros foram disparados contra o prefeito.

A Polícia Federal também investiga o caso e instaurou um inquérito.

Baleado com tiros de fuzil

Um vídeo (veja abaixo) mostra o político baleado em um veículo e, depois, sendo socorrido em uma cadeira de rodas. Aprígio tenta a reeleição e disputará o segundo turno com Engenheiro Daniel (União).

Segundo a SSP, um veículo passou na Rodovia Régis Bittencourt e disparou contra o carro oficial da prefeitura. O político está no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Conforme a nota, o estado de saúde do político ainda inspira cuidados, mas ele se encontra estabilizado na UTI, sob acompanhamento intensivo da equipe médica.

 

Em nota, a pasta de segurança informou que exames periciais foram solicitados. O caso foi registrado como tentativa de homicídio, bem como localização/apreensão de veículo e objeto, no 1° Distrito Policial de Taboão da Serra.

“As investigações estão em andamento visando o esclarecimento dos fatos e prisão dos envolvidos”, conclui a SSP.

Podemos se manifesta

Em nota no dia do ataque, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, manifestou profunda preocupação com o atentado sofrido por Aprígio e ressaltou que a prioridade é a recuperação do prefeito.

“Este é um momento de cautela, e aguardamos com serenidade mais detalhes sobre o ocorrido, confiando que as autoridades competentes realizarão investigação minuciosa para esclarecer os fatos”, disse.

“O Podemos reitera o repúdio a qualquer forma de violência e reafirma seu compromisso com o respeito, a democracia e o diálogo. Esperamos que o prefeito Aprígio se restabeleça rapidamente e que todas as circunstâncias deste triste episódio”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?