Polícia flagra venda de peixe em risco de extinção que “fabrica” areia
Catorze quilos do pescado estavam expostos para venda. Conhecida como budião-azul ou peixe-papagaio, espécie está em risco de extinção
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Polícia Militar Ambiental flagrou um comerciante vendendo peixes em risco de extinção em Santos, litoral de São Paulo. Os 14,27 quilos da carne do pescado, conhecido como budião-azul ou peixe-papagaio, foram apreendidos.
A espécie listada em risco de extinção no Brasil tem papel importante na natureza. Os peixes trituram os esqueletos de cálcio dos corais e os excretam na forma de areia branca. Estudos indicam que apenas um peixe da espécie pode produzir até cem quilos de areia por ano.
O comerciante foi autuado por infração ambiental e multado no valor de R$ 2.570,80. A ocorrência foi registrada na sexta-feira (19/5) e divulgada nesta segunda.
A equipe do 3° Batalhão de Polícia Ambiental Marítima (BPAmb) estava em patrulhamento ostensivo e preventivo. Ao se aproximarem do local, os PMs viram os cinco peixes mortos expostos para a venda e consumo.
Listada em risco de extinção, a espécie tem a pesca, o transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio proibidos. Os peixes foram apreendidos e encaminhados a uma instituição beneficente no município de Guarujá (SP).