metropoles.com

Polícia cruza dados e prende 10 foragidos durante GP da Fórmula 1

Pessoas com mandados de prisão em aberto foram identificadas por meio de programa Muralha Paulista, usado durante GP da Fórmula 1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jose Cordeiro/SPTuris
Painel do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna inaugurado no autódromo de Interlagos
1 de 1 Painel do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna inaugurado no autódromo de Interlagos - Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

São Paulo – A Polícia Civil de São Paulo prendeu dez pessoas que tinham mandados de prisão em aberto durante os eventos do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que acontece no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, entre os dias 3 e 5 de novembro. Entre os presos, estão pessoas que respondem por roubo e pedofilia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a identificação dos foragidos foi feita a partir do programa Muralha Paulista, que cruza o banco de dados da pasta aos dados da organização do GP. Essa foi a primeira vez que o programa Muralha Paulista foi testado em um grande evento internacional.

Para o GP de São Paulo, houve a colaboração da Interpol para o compartilhamento e uso da base de dados para identificar pendências criminais envolvendo o público estrangeiro. Até o momento, todas as detenções realizadas foram de brasileiros.

“É uma aproximação que visa impor um regime de controle de acesso efetivo inclusive ao público estrangeiro, presente nesse tipo de evento. Para que seja sistematizado, ainda dependemos de alguns ajustes formais e operacionais com a Polícia Federal, que já demonstrou grande interesse pela iniciativa”, informou o chefe da Assessoria Policial Militar da SSP, coronel Pedro Luis de Souza Lopes.

Segurança no evento

A Polícia Militar, por meio das tropas especiais, desenvolveram há duas semanas operações preventivas no entorno do autódromo de Interlagos com o objetivo de conter a criminalidade.

Entre sexta-feira (3/11) e domingo (5/11), a PM adota um cinturão de segurança no entorno do autódromo. Um posto de comando também foi instalado no local para coordenar todas as ações externas e direcionar o fluxo de atuação dos PMs. Na sexta e no sábado, um efetivo de mil policiais foi deslocado para a região. No domingo, dia da corrida, serão 1,3 mil PMs.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?