metropoles.com

Polícia consegue devolver apenas 41% dos celulares recuperados em SP

Segundo a SSP, de janeiro a maio, foram apreendidos 2.509 celulares furtados ou roubados na capital, mas apenas 1.025 foram devolvidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Civil
Imagem colorida mostra celulares e cartões apreendidos pela polícia com suspeitos durante a Marcha para Jesus - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra celulares e cartões apreendidos pela polícia com suspeitos durante a Marcha para Jesus - Metrópoles - Foto: Divulgação/Polícia Civil

São Paulo – Dados da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) mostram que apenas 41% dos telefones celulares furtados ou roubados em São Paulo e que são recuperados pela polícia voltam para o bolso dos proprietários.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a maio, foram apreendidos 2.509 telefones furtados ou roubados na capital paulista, mas apenas 1.025 foram devolvidos aos donos.

A quantidade é inferior aos 46% registrados no mesmo período do ano anterior na cidade. A pasta, chefiada por Guilherme Derrite, não forneceu os números absolutos de janeiro a maio de 2023.

Para comparação, nos primeiros cinco meses de 2024, 58 mil aparelhos foram roubados na capital paulista, o que representa uma queda de 24% em relação a 2023, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

O número de aparelhos recuperados são da Operação Mobile, criada pelo governo estadual para combater o roubo de celulares.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública respondeu, em nota, que realiza periodicamente ações para combater roubos e furtos de celulares na cidade de São Paulo, como a “Operação Mobile”, que possibilitou a recuperação de 3.215 celulares e a prisão de 271 pessoas envolvidas nesse tipo de crime de janeiro a junho deste ano.

“Todos os aparelhos recuperados passam por uma minuciosa investigação da Polícia Civil para identificar a sua origem. Em casos em que o telefone é usado para a prática de crimes, por exemplo, ele permanece apreendido por um prazo de aproximadamente 90 dias, conforme determinado no artigo 123 do Código de Processo Penal, como prova até a finalização do inquérito policial e deliberação judicial. Além disso, para realizar a devolução de forma segura é necessário a identificação do IMEI que, quando alterado de forma criminosa, impede a identificação da origem”.

A pasta também explica que nem todas as vítimas vão atrás dos aparelhos: “Há ainda o desinteresse dos proprietários por várias razões, como a distância do local onde o crime ocorreu da atual moradia ou porque já receberam novos aparelhos da seguradora. Nesses casos, é instaurado um procedimento e encaminhado ao Judiciário para a destruição do objeto. É importante ressaltar ainda que o trabalho investigativo não se encerra apenas com a apreensão dos celulares, que devem passar por perícia, por força da Lei, antes da devolução aos proprietários”.

Combate a roubo de celular é prioridade no Piauí

O Metrópoles apurou que o Piauí foi o primeiro estado brasileiro a implementar um projeto para lidar com esses crimes. Representantes da gestão Tarcísio foram até o estado do Piauí para conhecer o programa Protege Celular. Rio de Janeiro e Minas Gerais também estão entre os 18 estados que visitaram o governo Rafael Fontelles.

O governo do Piauí informou que as visitas aconteceram em busca de referências para reproduzir o projeto, que também chamou a atenção do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Ele determinou que as ações do Piauí sejam incorporadas no novo programa federal sobre o tema, o Celular Seguro.

“Em 2023, o número de celulares roubados e furtados diminuiu 40% na capital e 37% em todo o Estado comparado a 2022. E, em 2024, nos primeiros seis meses, a redução foi de 50% do roubos e furtos diários comparado ao mesmo período do ano anterior”, informou Liana Aragão, porta-voz do Protege Celular.

Segundo Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, o método resultou na apreensão de 50 aparelhos com restrição em um único final de semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?