Polícia captura 227 detentos por descumprir regras para saidinha em SP
SSP afirma que 227 foram capturados pela polícia por descumprimento das regras para a saidinha temporária, de 13 a 19 de junho, em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que 227 detetentos foram recapturados e levados às prisões após a última saída temporária, entre 13 e 19 de junho, depois do feriado de Corpus Christi, em São Paulo.
Segundo a SSP, tem sido aplicada desde o início do ano uma medida prevista em portaria de 2019, que prevê o encaminhamento de detentos que descumpriram regras da “saidinha” diretamente para a penitenciária mais próxima.
Entre os motivos de descumprimento das regras da saidinha estão frequentar bares e outros locais não permitidos, bem como não ficar em casa ou na cidade informada após determinado horário.
Em um primeiro momento, a fiscalização foi aplicada nas regiões de Andradina, Campinas e São José dos Campos. Posteriormente, foi levada às demais cidades de São Paulo.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) compartilhou com a SSP informações a respeito dos detentos, como quais regras caberiam a cada um. Isso facilitou a checagem.
A SSP associou a medida à queda no número de furtos e roubos ocorridos durante a saidinha de junho deste ano, na comparação com igual período de 2022. No ano passado, foram 14.972 furtos e 5.907 roubos. Já em 2023, foram 11.920 furtos e 4.822 roubos — quedas de 20,4% e 18,4% respectivamente.