Polícia apreende 200 kg de cobre furtado em Cubatão; 8 são presos
Polícia Civil prendeu sete homens e um adolescente com 200 quilos de cobre em Cubatão, na madrugada desta quarta-feira (13/3)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma carga de 200 quilos de cobre furtados de uma siderúrgica em Cubatão, no litoral paulista, foi apreendida na madrugada desta quarta-feira (13/3) pela Polícia Civil. A operação realizada pelos policiais da Delegacia Sede e do 1° Distrito da cidade terminou com a prisão de oito pessoas, sete homens e um adolescente de 15 anos.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), três veículos, utilizados no crime, foram interceptados com os suspeitos. Um dos envolvidos é um homem de 24 anos que já era procurado pela justiça.
De acordo com a pasta, após uma denúncia feita, a equipe de policiais, usando viaturas descaracterizadas, interceptou dois veículos e prendeu uma dupla de suspeitos que confessou estarem indo buscar os outros integrantes da quadrilha.
O caso foi registrado como furto qualificado e corrupção de menores pela Delegacia de Cubatão. O local também foi destino dos oito envolvidos no crime e dos três veículos utilizados no delito.
A equipe policial envolvida no caso já havia apreendido 600 quilos do mesmo material em uma operação realizada no dia 19 de janeiro deste mesmo ano. A corporação ainda está trabalhando para identificar possíveis receptadores dos fios de cobre furtados.
Casos recorrentes
Cubatão é uma cidade que ficou conhecida pela presença de usinas e siderúrgicas. Em dado momento do século passado, a região foi sede de cerca de 30 fábricas que geraram o apelido de “capital química” ao município. No final dos anos 1970, o índice de poluição emitido por essas indústrias fez com que o local fosse considerado “a cidade mais poluída do mundo” pela ONU.
Esse histórico fez com que Cubatão recebesse muitas matérias primas nesse período, entre elas o cobre. Nos últimos anos, casos de furto de fio contendo o material têm sido recorrentes. Só em 2024, já foram dois casos registrados pela Delegacia Sede e 1° Distrito de Cubatão, totalizando 800 quilos apreendidos. Ferros-velhos clandestinos e invasões à usinas também são exemplos de ocorrências envolvendo o metal.