Polícia aponta corte de cabos em estação durante pane nos trens em SP
Polícia Civil diz que cabos foram cortados e arrancados na Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda durante pane no dia da greve, em 3/10
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Polícia Civil investiga a suspeita de que teria ocorrido corte de cabos na Estação Autódromo, no último dia 3, em São Paulo, durante a pane que afetou o funcionamento da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade por mais de 27 horas, o que seria mais um indício de vandalismo. A falha aconteceu em meio à greve de funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a perícia identificou furto dos cabos de conexão da “Máquina de Chave” na Estação Autódromo e o corte proposital da fiação. “A equipe de investigação analisa as imagens extraídas das composições da ViaMobilidade e as diligências prosseguem visando ao esclarecimento dos fatos e à identificação dos autores”, diz, em nota.
A SSP afirma também que o caso segue em investigação e que policiais identificaram pontos da linha onde houve o arrombamento do gradil de contenção e locais onde foram atirados objetos estranhos nos trilhos, nas proximidades da Ponte Eusébio Matoso, estações Pinheiros e Cidade Universitária. “Tais atos ocorreram em horários próximos, de forma quase concomitante”, afirma a secretaria.
Na última semana, policiais civis do 27º DP (Campo Belo) já haviam apontado a possibilidade de que a Linha 9-Esmeralda tinha sofrido um “atentado”. “As ações foram orquestradas e aconteceram em pontos distantes uns dos outros”, disse o delegado titular Eduardo Luís Ferreira, responsável por investigar o caso. “Foi um atentado, feito por alguém de fora, e não sabotagem”, afirmou.