Polícia Ambiental faz operação em propriedades rurais de SP
Operação da Polícia Ambiental visa combater retirada ilegal de vegetação. No noroeste do estado, já foram aplicados R$75 mil em multas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Polícia Militar Ambiental de São Paulo está realizando uma ação de combate à degradação da mata nativa no interior do estado. Por dois dias, entre essa quarta (18/7) e quinta-feira (19/7), os policiais estão percorrendo dezenas de propriedade rurais e multando casos de desmatamento ilegal.
A operação foi batizada de “Guardião da Floresta” e visa o combate do comércio ilegal de madeiras nativas e a prevenção aos incêndios florestais.
Na região de Araçatuba, no noroeste do estado, a operação aplicou R$75 mil em multas contra cinco propriedades nessa quarta-feira (18/7). A proposta é que, até o fim da ação, 25 propriedades da região sejam visitadas.
O tenente da Polícia Ambiental, Flavio Dias, disse em entrevista à TV TEM, que as atuações acontecem após um monitoramento por satélite, que identifica quais propriedade passaram por uma retirada ilegal da vegetação comparando a área de mata nativa que ali estava há cinco anos.
“Havendo uma suspeita de supressão (desmatamento), é elaborado um relatório de informação técnica e esse relatório é distribuído às equipes que vão até o local, in loco, constatar se de fato tem essa supressão”, disse Dias.
A preservação da vegetação nativa em propriedades privadas tem importância especial no estado de São Paulo. Segundo um levantamento do MapBiomas de 2020, 66% da área de vegetação nativa do estado fica dentro dessas propriedades.