metropoles.com

Polícia Ambiental faz operação em propriedades rurais de SP

Operação da Polícia Ambiental visa combater retirada ilegal de vegetação. No noroeste do estado, já foram aplicados R$75 mil em multas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem de agentes
1 de 1 imagem de agentes - Foto: Divulgação

São Paulo —  A Polícia Militar Ambiental de São Paulo está realizando uma ação de combate à degradação da mata nativa no interior do estado. Por dois dias, entre essa quarta (18/7) e quinta-feira (19/7), os policiais estão percorrendo dezenas de propriedade rurais e multando casos de desmatamento ilegal.

A operação foi batizada de “Guardião da Floresta” e visa o combate do comércio ilegal de madeiras nativas e a prevenção aos incêndios florestais.

Na região de Araçatuba, no noroeste do estado,  a operação aplicou R$75 mil em multas contra cinco propriedades nessa quarta-feira (18/7). A proposta é que, até o fim da ação, 25 propriedades da região sejam visitadas.

O tenente da Polícia Ambiental, Flavio Dias, disse em entrevista à TV TEM, que as atuações acontecem após um monitoramento por satélite, que identifica quais propriedade passaram por uma retirada ilegal da vegetação comparando a área de mata nativa que ali estava há cinco anos.

“Havendo uma suspeita de supressão (desmatamento), é elaborado um relatório de informação técnica e esse relatório é distribuído às equipes que vão até o local, in loco, constatar se de fato tem essa supressão”, disse Dias.

A preservação da vegetação nativa em propriedades privadas tem importância especial no estado de São Paulo. Segundo um levantamento do MapBiomas de 2020, 66% da área de vegetação nativa do estado fica dentro dessas propriedades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?