metropoles.com

PMs salvam recém-nascido que engasgou com leite após mãe acionar 190

Mulher pediu ajuda aos PMs após perceber que o filho, de apenas 10 dias, não respirava e começou a ficar roxo; criança está fora de perigo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SSP-SP
foto colorida de dois PMs, familiares e bebê salvo após engasgar em casa, na zona leste - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de dois PMs, familiares e bebê salvo após engasgar em casa, na zona leste - Metrópoles - Foto: Divulgação/SSP-SP

São Paulo — Um bebê recém-nascido que engasgou com leite foi salvo por dois policiais militares acionados pela mãe na região da Vila Formosa, zona leste de São Paulo, no sábado (20/4). Um dos PMs realizou a manobra de Heimlich durante o atendimento.

A mãe contou aos policiais que tinha dado uma fórmula ao filho, de apenas 10 dias, pois o leite materno havia “empedrado”. A mulher disse que ligou para o 190 após perceber que o bebê não estava respirando e começou a ficar roxo. A equipe policial chegou à casa da família em menos de 3 minutos.

Os PMs encontraram a mãe desesperada e um deles, o sargento Murilo Fernandes da Silva Vieira, tomou o bebê em seus braços e realizou a manobra.

Leite expelido

Segundo a polícia, poucos segundos depois a criança expeliu o leite e começou a chorar, indicando que havia voltado a respirar. O policial Murilo contou que já havia ajudado em outra ocorrência com um bebê engasgado, mas foi a primeira vez que ele, de fato, fez a manobra.

“Poder ajudar a socorrer uma criança, vê-la voltar a respirar porque você ajudou, não tem preço”, afirmou o PM.

O bebê foi levado ao hospital pela família para verificar se estava bem. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), ele foi avaliado por médicos e foi liberado sem nenhuma sequela.

A manobra de Heimlich é uma técnica que ajuda a desobstruir a traqueia. É como um “abraço por trás”, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?