metropoles.com

PMs que balearam jovem que filmou ação policial em SP são afastados

PM deu um tiro à queima-roupa em um jovem de 24 anos que gravava uma abordagem policial na zona oeste de SP. Quatro agentes foram afastados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Imagem em preto e branco de abordagem policial
1 de 1 Imagem em preto e branco de abordagem policial - Foto: Arquivo Pessoal

São Paulo — A Polícia Militar afastou os quatro policiais envolvidos na abordagem em que um dos agentes deu um tiro à queima-roupa em um jovem de 24 anos no Jardim d’Abril, na zona oeste de São Paulo, na madrugada dessa quarta-feira (25/12).

A corporação já havia instaurado um inquérito policial militar para apurar o caso e anunciou o afastamento dos agentes na tarde desta quinta-feira (26/12). “As imagens registradas pelas câmeras corporais dos agentes farão parte do inquérito”, adiciona a nota da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Na madrugada de quarta, a equipe foi acionada para remover barricadas feitas por moradores que bloqueavam a Rua Eusébio de Paula Marcondes. Uma imagem de câmera de segurança registra o momento em que uma viatura chega ao local, e um dos policiais desce do carro e empurra um morador que gesticulava para o agente (veja vídeo abaixo).

Depois, outro policial sai do veículo com um cassetete em mãos e desfere golpes em outros moradores. Uma segunda viatura chega de ré na rua, e mais dois agentes se unem à ocorrência.

O jovem de 24 anos gravava a abordagem policial quando um dos agentes vai até ele e o ataca com golpes de cassetete enquanto o segura pela camiseta. Os dois andam até um ponto cego da câmera, quando outro policial militar se aproxima e efetua o disparo de arma de fogo, que atinge o jovem.

Assista: 

Inicialmente, a SSP informou que os policiais militares foram hostilizados por moradores e que o “homem de 24 anos tentou tomar a arma de um policial, o que levou o militar a intervir”.

Quando confrontada com as imagens obtidas pela reportagem, a SSP mudou a versão e disse que, durante a abordagem, “um homem tentou tirar a arma de um policial, quando outro PM interveio”. Na nota atualizada, a secretaria adiciona que “desvios de conduta não são tolerados pela corporação e todas as medidas cabíveis são tomadas em caso de abuso por parte dos policiais”.

Outro registro feito por uma testemunha mostra a confusão na rua e o PM com um cassetete se aproximando do jovem. Em seguida, é possível ouvir o disparo da arma de fogo do outro policial. Uma mulher grita “Biel!”, um possível apelido do nome Gabriel, quando o rapaz é atingido.

Veja:

Ainda segundo a pasta, a arma do agente foi apreendida para perícia.

O jovem foi socorrido e levado ao Hospital Antônio Giglio, em Osasco, na Grande São Paulo. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Outro homem, de 40 anos, “que havia iniciado a ação”, segundo a SSP, foi detido no local.

O caso foi registrado no 89º Distrito Policial, no Jardim Taboão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?