metropoles.com

PMs ganham folga ao levar usuários da Cracolândia para internação

PMs que levam dependentes químicos da Cracolândia para internação ganham pontos que, somados, geram folgas, segundo a Folha de S.Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Ricardo Nunes
Imagem mostra fluxo de usuários de drogas da Cracolândia retido por grades colocadas pela PM - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra fluxo de usuários de drogas da Cracolândia retido por grades colocadas pela PM - Metrópoles - Foto: Divulgação/Ricardo Nunes

São Paulo — Policiais militares têm sido recompensados por convencer usuários de droga da Cracolândia a seguir para a internação. O dependente é levado em veículo da própria corporação para um centro de atendimento da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Luz, região central de São Paulo.

O esquema foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (4/7). Segundo a reportagem, o PM que leva usuários para internação é premiado com pontos que, somados, podem render folgas no fim do mês. A medida foi instituída em maio deste ano e traz uma tabela com pontuação variada para cada ação do policial.

Levar um dependente químico até o centro de tratamento da Luz rende 15 pontos. A prisão de procurado pela Justiça, 10. Já a apreensão de um fuzil, por exemplo, vale 1.000 pontos. A cada 100 pontos, o PM ganha uma folga.

Policiais disseram à reportagem que muitos acabam forçando usuários a se internar para ganhar a pontuação que será convertida em folga. Há relatos de casos em que o dependente químico está em surto que não foi causado, necessariamente, pelo uso de droga.

O que diz o governo

Questionada, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou à Folha que policiais passaram por curso para atuar na região central e têm recebido uma bolsa de R$ 1.200 por mês. “O incentivo contribui para a valorização e o reconhecimento do empenho dos policiais que atuam no centro da capital”, diz, em nota.

A PM não confirmou e nem negou o sistema de pontuação. A corporação disse que vai apurar possíveis irregularidades.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?