PM rebate acusação de Luisa Mell e nega maus tratos contra cavalo
PM rebate acusação da ativista Luisa Mell e nega maus tratos contra cavalo: “Jamais colocariam em risco a vida do animal”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Uma publicação de Luisa Mell mobilizou o setor de Comunicação Social da Polícia Militar (PM) de São Paulo nesta quarta-feira (18/1).
Após a ativista usar as redes sociais para denunciar suposto maus tratos contra um cavalo, a corporação decidiu divulgar comunicado para defender os policiais: “Jamais colocariam em risco a vida do animal”.
Ver essa foto no Instagram
O caso, que envolve um cavalo filmado em uma operação policial com a pata machucada, aconteceu há quase um ano, mas foi postado no Instagram de Luisa Mell na segunda-feira (16/1). “Mesmo mancando e ferido cavalo da polícia é montado e obrigado a trabalhar!”, diz a legenda.
No post, a ativista descreveu a situação assim: “Absurdo! Crueldade! Inacreditável”.
“Quando a polícia comete maus tratos eu chamo quem??? Bom… será que não chegou a hora de aposentarmos os cavalos da polícia?”
Resposta
Com mais de 103 mil curtidas e 17,5 mil comentários, a publicação gerou uma nota de esclarecimento da PM de São Paulo. “Todas as medidas tomadas foram pautadas na técnica e experiência de profissionais preparados para este tipo de situação”, diz a nota.
Segundo a corporação, o cavalo se chama Candango, pertence ao Regimento de Polícia Montada 9 de Julho (Cavalaria) e se feriu com estilhaços de uma garrafa arremessada durante um confronto entre torcidas. O episódio aconteceu na final do Mundial de Clubes, entre Palmeiras e Chelsea, em 12 de fevereiro de 2022.
“(Os policiais) avaliaram a situação do momento e tomaram todas as atitudes necessárias para uma resolução rápida e efetiva diante do perigo eminente”.
Convite
No comunicado, a PM afirmou “compromisso de combater os maus tratos a animais” e convidou a população a conhecer as dependências da Cavalaria. Segundo a nota, todos podem conferir a “rigorosa higienização das baias”, a “preocupação com a alimentação nutritiva dos animais” e até a enfermaria e sala de cirurgia dos animais.
“Estamos ansiosos para que venham nos conhecer e saber mais do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar com os cavalos na proteção das pessoas”