PM multa pesca ilegal em R$ 26 mi e doa 33 toneladas de peixes em SP
Polícia Militar Ambiental apreendeu 33 toneladas de peixes dentro de embarcação em área proibida para pesca, em Ubatuba, litoral de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Uma equipe da Polícia Militar Ambiental apreendeu 33 toneladas de peixes em uma embarcação pesqueira industrial e aplicou R$ 26,6 milhões em multas a 15 pescadores pela prática de pesca ilegal em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
Segundo a PM, o crime ambiental foi flagrado na manhã da última quinta-feira (2/5), durante patrulhamento na região do Saco das Bananas, em Ubatuba, área proibida para essa atividade. A embarcação, registrada no Estado do Rio de Janeiro, estava com 15 tripulantes a bordo.
A operação se estendeu por mais de 34 horas, até a noite de sexta-feira (3/5). Durante a abordagem, foi constatado que quatro tripulantes não possuíam a carteira de pescador profissional exigida por lei. No porão da embarcação, os policiais encontraram 33.190 quilos de peixes, predominantemente das espécies espada e corvina.
Após a constatação do crime, a embarcação foi escoltada até um local seguro para a descarga, pesagem e identificação das espécies. Como nenhum órgão pôde receber o pescado como doação durante a noite, os policiais doaram o pescado para famílias carentes e em situação de risco nos municípios do litoral norte.